A xilografia e o livro de horas:

a tecnologia de reprodução da imagem nos primeiros livros impressos

Autores/as

  • Regiane Aparecida Caire Silva Universidade Federal do Maranhão http://orcid.org/0000-0001-5828-6003
  • Maria da Conceição Lopes Casanova CASANOVA Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25espp421-444

Resumen

Resumo

A investigação trata dos primeiros livros impressos, os incunábulos. A tipologia escolhida foi o Livro de Horas, objeto repleto de imagens, destinado à oração em contexto laico. Estudou-se dois livros: o Horae ad usum Romanum (1493) e o Devote ghetidē vanden levē en̄ passie ihū cristi (1498). Objetivou-se comparar a solução gráfica nas duas edições, a repetição da gravura xilográfica relacionada à memória visual e o recurso da cor, com destaque para os fazeres e saberes gráficos do medievo. O resultado mostra que apesar da possibilidade reprodutiva da imagem impressa com a redução de custo, esse recurso foi pouco utilizado nas obras e a estética visual atendeu a públicos diferentes.

 Palavras-chave: Livro de Horas, Incunábulo, Xilografia.

 Abstract

This research deals with the first printed books, the incunabula. The typology chosen was the Book of Hours, a fully image decorated prayer object used in secular context. Two books were studied: the Horae ad usum Romanum of parchment (1493) and the Devote ghetidē vanden levē en̄ passie ihū cristi of rag paper (1498). The aim was to compare the graphic solution in the two editions, related to visual memory the reiteration of woodcut engraving, the colour use, emphasizing the medieval knowledge and praxis. The result shows that despite the reproductive possibility of the printed image with the cost reduction, this resource was little used in the works and the visual aesthetics served different audiences.

Keywords: Book of Hours, Incunabulum, Woodcut Engraving.

Biografía del autor/a

Regiane Aparecida Caire Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutora vinculada à Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Brasil, com atuação docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais do departamento de Artes Visuais e professora permanente do programa de pós-graduação em Artes Cênicas. Possui doutorado em História da Ciência com ênfase nos processos da imagem impressa, mestrado em Comunicação e Semiótica na linha de pesquisa Processo de Criação, ambos realizados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP e graduação em Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP no ano de 1984. É coordenadora dos projetos de extensão - A imagem sobre o papel: original e gravura - e de pesquisa - O papel na arte do Maranhão. Investiga a imagem impressa e originais sobre o papel, Educação Patrimonial, Ensino de Artes, Conservação e Restauro e História da Ciência.

Maria da Conceição Lopes Casanova CASANOVA, Universidade Nova de Lisboa

Maria da Conceição Lopes Casanova - Doutora em Conservação e Restauro, professora efetiva do Departamento de Conservação e Restauro (FCT-NOVA) -  Universidade Nova de Lisboa  - UNL

Publicado

2022-09-29

Número

Sección

História da Ciência e Ensino