História e Filosofia das Ciências no contexto da alfabetização científica e linguística

Construindo práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores/as

  • Robson Vinicius Cordeiro Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0001-5780-9351
  • Antonio Donizetti Sgarbi Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25espp338-356

Resumen

El presente texto comunica la constitución de una investigación de carácter cualitativo con el objetivo de investigar el uso de los conocimientos apropiados por la Historia y la Filosofía de las Ciencias en las relaciones entre la alfabetización científica y lingüística, realizada en una escuela municipal de Cariacica-ES, a partir de las (de)construcciones y análisis de acciones pedagógicas y de la producción de una serie compuesta por tres libros paradidácticos infantiles, abordando temas relacionados con la perspectiva histórica y filosófica. La propuesta es que los datos del estudio se produzcan y recojan a través de las interacciones activas de dos clases de 1º y dos de 2º de primaria, sus profesores y los pedagogos encargados, en el uso del producto educativo. En este sentido, la investigación se encuentra en la modalidad de investigación-acción y tratará los datos tomando como referencia el método hermenéutico-dialéctico, buscando relacionar los fundamentos teóricos revisados sobre la Alfabetización Lingüística y la Alfabetización Científica, a la vez que los procesos de aprendizaje, y la Historia y la Filosofía de la Ciencia, con sus ramificaciones conceptuales y procedimentales, para identificar los indicios del desarrollo cognitivo de los estudiantes en relación con las prácticas "indisciplinares" (in)construidas durante la investigación. Se espera, al final de la investigación, contribuir con reflexiones y prácticas pedagógicas que respondan a las necesidades del mundo contemporáneo y al deseo de emancipación del sujeto, abordando de manera contundente la relación entre la alfabetización científica y la alfabetización lingüística, desde la Historia y la Filosofía de las Ciencias, y promoviendo una cosmovisión más integral, interconectada y responsable.

Biografía del autor/a

Robson Vinicius Cordeiro, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui licenciatura em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Vitória (2009), licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Tecnologias (2014) e pelo Centro Universitário de Maringá (2020) e especialização lato sensu em Arte-Educação pela Faculdade de Educação Regional Serrana (2011). É Mestre em Educação em Ciência e Matemática (2015) e Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT/IFES), investigando práticas pedagógicas que contribuam para alfabetização científica e linguística dos alunos ingressos no ensino fundamental. Foi premiado com o título de Melhor Dissertação de Mestrado de 2016 desenvolvida na área científica CTS na Educação / Ensino de Ciências pela Associação Ibero-americana CTS na Educação em Ciência (AIA-CTS). Compõem o Grupo de Estudo e Pesquisas de História e Filosofia da Ciência (HISTOFIC/IFES). Profissionalmente, é professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Cariacica-ES.  Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia no Ensino Fundamental - anos iniciais, Filosofia no Ensino Médio regular e EJA; e na Alfabetização.

Antonio Donizetti Sgarbi, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC/SP, professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Leciona em cursos do EMI, Licenciaturas e nos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (EDUCIMAT) e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Ifes. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa História e Filosofia da Ciências (HISTOFIC). Desenvolve e orienta pesquisas na Área do Ensino: Humanidades, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Participa de projetos de pesquisa e extensão na área da Cidadania Socioambiental, relação escola/comunidade e educação emancipatória. É membro da Associação Iberoamericana CTS (AIA-CTS).

Publicado

2022-09-29

Número

Sección

História da Ciência e Ensino