Uma Proposta para Integrar os Estudos dos Modelos Atômicos e a Radioatividade a partir da História da Ciência
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25espp180-195Resumen
Resumo
O trabalho aqui apresentado é relativo ao produto educacional construído em uma pesquisa de mestrado profissional. Trata-se de uma sequência de ensino, pensada para alunos da 1ª série do Ensino Médio, que utilizou a abordagem histórica para evitar a desconexão de conteúdos, deixando-os mais atraentes para os alunos. Nela abordamos os temas Modelos Atômicos e Radioatividade de forma conectada a partir da História da Ciência. A escolha dos temas partiu do raciocínio de que, o aluno ao conhecer sobre as proposições dos modelos atômicos, ou seja, para estudar o átomo, precisa compreender o que acontece com ele, o que leva às discussões sobre a radioatividade. Além disso, a BNCC, na primeira competência específica de Ciências da Natureza, propõe uma discussão sobre a interação entre matéria e energia, o que pode incluir esse tema. A História da Ciência é a responsável, nesta proposta, de contextualizar e conectar os temas em questão, uma vez que algumas das construções relativas aos modelos do átomo se fizeram da utilização da radioatividade. A sequência de ensino é composta por 12 aulas diversificadas que utilizam atividades tais como: discussão em grupo, slides, vídeo, simulação e experimentos demonstrativos. Um elemento comum de todas as aulas, foi a utilização de pequenos textos para apresentar o contexto histórico da época em que o modelo do átomo a ser estudado foi proposto. Estes textos foram elaborados a partir de trabalhos históricos já presentes na literatura tanto sobre Modelos Atômicos, como sobre a Radioatividade. Outro elemento importante para nortear a construção das atividades foram os livros didáticos de Química. Como este trabalho foi aplicado em uma escola estadual da cidade de Uberaba, Minas Gerais, trazemos também alguns dos resultados obtidos como, por exemplo, a percepção de que a utilização da História da Ciência contribuiu para obtermos maior envolvimento e participação dos alunos.
Palavras-chave: Modelos Atômicos; Radioatividade; História da Ciência; Ensino de Química
Abstract
The work presented here is related to the educational product built in a professional master's research. It is a teaching sequence, designed for 1st grade high school students, which used the historical approach to avoid disconnecting content, making it more attractive to students. In it we approach the themes Atomic Models and Radioactivity in a connected way from the History of Science. The choice of themes started from the reasoning that, when the student learns about the propositions of atomic models, that is, to study the atom, he needs to understand what happens to it, which leads to discussions about radioactivity. In addition, the BNCC, in the first specific competence of Natural Sciences, proposes a discussion on the interaction between matter and energy, which may include this topic. The History of Science is responsible, in this proposal, for contextualizing and connecting the themes in question, since some of the constructions related to the models of the atom were made using radioactivity. The teaching sequence is composed of 12 diversified classes that use activities such as: group discussion, slides, video, simulation and demonstration experiments. A common element of all classes was the use of small texts to present the historical context of the time in which the model of the atom to be studied was proposed. These texts were elaborated from historical works already present in the literature both on Atomic Models and on Radioactivity. Another important element to guide the construction of activities were the Chemistry textbooks. As this work was applied in a State School in the city of Uberaba, Minas Gerais, we also bring to some of the results, such as the perception of how the use of the History of Science contributed to obtain greater involvement and participation of the students.
Keywords: Atomic Models; Radioactivity; History of Science; Chemistry teaching