A História do Ensino de Enfermagem em Portugal

Autores/as

  • Cristina Imaginário Escola Superior de Saúde - Universidade de Trás -os-Montes e Alto Douro https://orcid.org/0000-0002-7471-4503
  • José Luís Correia Ribeiro
  • Maria do Carmo Pires de Sousa Escola Superior de Saúde - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25espp88-101

Resumen

A história diz-nos que os cuidados à pessoa doente, são tão antigos como a própria humanidade e eram praticados por pessoas sem formação específica para tal. No final do século XIX, foram considerados uma atividade com impacto social e foi reconhecida a necessidade de os prestadores desses cuidados terem conhecimentos relativos aos princípios de higiene.

Em Portugal bem como em outros países Europeus, surgiram nos hospitais, das grandes cidades, os primeiros cursos nos quais era fornecida instrução prática.

Só mais tarde, em 1901, no Hospital de S. José, foi criada a primeira Escola de Enfermagem, pese embora se diga que a primeira escola remonta a 1881, mas este é um facto não confirmado. Em 1920 surgiu o Curso de Enfermagem devidamente estruturado. Em 1940 foi criada a Escola Técnica de Enfermeiras do Instituto Português de Oncologia em Lisboa e em 1952 foi emanada legislação que permite organizar o ensino de enfermagem nas escolas oficiais.

Ainda com o processo de revisão da reforma de 1965 em curso, dá-se a revolução do 25 de abril de 1974 e inicia-se um novo processo de reforma, desenvolvendo-se um trabalho notável de alteração da organização curricular do curso de enfermagem.

Em 1988, o ensino de enfermagem é integrado no Sistema Educativo Nacional, a nível de Ensino Superior Politécnico, sob a dupla tutela do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde. A partir de 1990 é concedida equivalência ao diploma de estudos superiores especializados, aos enfermeiros detentores de uma especialidade que possuíssem habilitações de acesso ao ensino superior ou curriculum adequado.

No ano 1991 foi criado o Mestrado em Enfermagem na Universidade católica e em 1993, o Mestrado em Ciências de Enfermagem no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Em 1999 o Ministério da Educação aprova a criação dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem e Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem. Em 2001, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar inicia-se o funcionamento do doutoramento em Ciências de Enfermagem.

Sendo nosso objetivo aprofundar o conhecimento, através de análise bibliográfica, sobre a evolução do ensino de Enfermagem em Portugal, procurámos refletir sobre a forma como ao longo dos anos se foi construindo o percurso formativo em enfermagem e quais os contributos mais relevantes para o sucesso do mesmo.

Palavras-chave Ensino de enfermagem; Percurso histórico; Portugal

Publicado

2022-09-29

Número

Sección

História da Ciência e Ensino