Superando conflitos: diálogos em sala de aula sobre a religião e a história da ciência

Autores/as

  • Daniel Vieira Ordine Lopes Instituto Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0003-3540-9909
  • Bianca Scherer da Silva Instituto Federal de Goiás
  • Geraldo Witeze Junior Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p226-253

Palabras clave:

história da ciência, ciência e religião, abordagem contextualizada, ensino de ciências

Resumen

Resumo

Neste trabalho apresentamos o campo de estudos denominado de Ciência e Religião, seguido de um breve panorama histórico mostrando como essa relação é muito mais complexa do que o conflito frequentemente retratado em livros didáticos e presente no senso comum. Em seguida, relatamos a experiência de um projeto de ensino realizado no Instituto Federal de Goiás e, por fim, trazemos uma análise dos dados coletados junto a estudantes que participaram desse projeto. Os dados foram coletados por meio de questionários e grupos focais. Os resultados indicam que: 1) um ensino de ciências dialógico e conectado com a realidade das/os estudantes precisa incluir abertamente discussões sobre as relações entre Ciência e Religião; 2) a exposição de estudantes a exemplos históricos das relações entre Ciência e Religião se mostrou eficaz para superar visões estereotipadas de conflito insolúvel entre elas; 3) seria prudente uma formação de professores mais adequada para lidar com o tema, bem como elaborar material didático mais apropriado.

Palavras-chave: história da ciência – ciência e religião – abordagem contextualizada – ensino de ciências.

Abstract

In this work we present the field of studies called Science and Religion, followed by a brief historical overview showing how this relationship is much more complex than the conflict often portrayed in textbooks and present in common sense. Then, we report the experience of a teaching project carried out at the Federal Institute of Goiás and, finally, we bring an analysis of the data collected from students who participated in this project. Data were collected through questionnaires and focus groups. The results indicate that: 1) a dialogical science education connected with the students' reality needs to openly include discussions about the relationship between Science and Religion; 2) exposing people to historical examples of the relationship between Science and Religion through dialogue proved to be effective in overcoming stereotyped visions of insoluble conflict between them; 3) even if deeper analyzes are necessary, it is indispensable to qualify the teachers to deal with the topic, as well as to develop more appropriate teaching material.

Keywords: history of science – science and religion – contextual approach – science education.

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Publicado

2024-07-01

Número

Sección

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula