História da Ciência em um curso de Licenciatura: das temáticas às abordagens, implicações na Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27p55-67Palabras clave:
História da Ciência, Formação de Professores, Temáticas e abordagens didáticas, Ensino de CiênciasResumen
Resumo
Este artigo discute as temáticas, as abordagens e as implicações do percurso formativo evidenciado na disciplina História e Epistemologia da Química entre 2017 até 2021, num curso de Licenciatura em Química numa Instituição de Ensino pública. As discussões evidenciaram diversas propostas didáticas sobre temas distintos. Todas essas possibilidades impulsionaram a escrita, o estudo e ações para a sala de aula evidenciadas na análise de episódios históricos considerando três aspectos: epistemologia, historiografia e ciência e sociedade. A mobilização de temáticas e abordagens para a História da Ciência na formação de professores de química viabiliza uma ciência contextual e significativa para os estudantes.
Palavras-chave: História da ciência, Formação de professores, Temáticas e abordagens didáticas, Ensino de ciências.
Abstract
This article presents and discusses the themes, methodological approaches and implications of the formative path evidenced in the History and Epistemology of Chemistry issue in the years 2017 to 2021, in a Teaching Certificate in Chemistry of a public Education Institution. The discussions provided several didactic proposals on different topics. All these possibilities for thinking about the HC interface in teaching boosted writing, study and actions for the classroom, evidenced in the analysis of historical episodes from epistemology, historiography and science and society. The mobilization of themes and approaches for History of Science in the training of chemistry teachers, makes possible a contextual and meaningful science for students.
Keywords: History of science, Teacher education, Didactic themes and approaches, Science teaching.