A produção de conhecimentos sobre a relação História da Ciência e Ensino por professores da Educação Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p3-21

Palabras clave:

História da Ciência, professor pesquisador, Ensino de Ciências

Resumen

Resumo

Buscou-se analisar a produção de conhecimentos sobre as relações História da Ciência-Ensino por Professores da Educação Básica. Para tanto, analisou-se dois periódicos nacionais, identificando os elementos relativos aos autores e áreas de atuação entre 2012-2022. Os dados demonstram que a Física não foi alvo de pesquisas/proposições e que houve um incremento na produção de materiais/relatos de experiência no período. Considera-se necessários estudos que envolvam outros periódicos a fim de compreender se a ausência da Física é uma característica específica dos periódicos em questão ou um padrão na área, além de compreender como os relatos/proposições têm alcançado as salas de aula.

Palavras-chave história da ciência – professor pesquisador – ensino de ciências.

 

Palavras-chave: História da ciência, Professor pesquisador, Ensino de ciências.

 

Abstract

This paper aims to analyze the production of knowledge relationships between History of Science and teaching by teachers from elementary school. Thus, has been analyzed two national periodical identifying elements of authors and acting areas between 2012-2022. Data showed physics was not found at research/proposition and that has an increment on material production/experience records at period. As considered necessary new studies with another periodical to understand if physics lack is specifical of that periodic or a standard on area, beyond understanding as experience records/proposition has reached the classroom.

 

Keywords: History of science, Teacher researcher, Science education.

Biografía del autor/a

Maycon Raul Hidalgo, Secretaria de Educação do Estado do paraná - SEED

Graduado  em  Ciências  Biologicas  pela  Universidade  Paranaense  (2010),  Especialista  em  Docência  no  Ensino  Superior  pelo  Instituto  Paranaense  de  Ensino,  Mestrando  noprograma  de  Pós  Graduação  em  Educação  para  Ciências  e  o  ensino  de  Matemática  na  UEM.  Integrante  do  Grupo  de  Estudos  em  Ensino  de  Ciências  da  UEM  (GrupoSeminare)  ,  atualmente  trabalha  com  pesquisa  em  campo  na  área  de  História  e  Filosofia  da  Ciência,  Ensino  de  Evolução,  formação  inicial  e  continuada  de  professores,educação ambiental formal e informal.

Citas

Alves, F. C., Fialho, L. M. F., Lima, M. S. L. “Formação e pesquisa para professores da Educação Básica”. Tempos e espaços em Educação, v. 11, n. 27, p. 285-300, 2018.

André, M. “Pesquisa, formação e prática docente”. in “O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores”. Orgs André, M.; et al. 12 ed. (Campinas: Papirus, p. 55-70, 2012)

Hidalgo, M. R. “A ciência e os cientistas: um sequência didática”. História da Cincia e Ensino: construindo interfaces, v.26, pp. 43-69, 2022.

DOI: https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v22p43-69

Hidalgo, M. R. & Lorencini Jr., A. “Reflexões sobre a inserção da História e Filosofia da Ciênciano Ensino de Ciências”. História da Cincia e Ensino: construindo interfaces, v.14, pp. 19-38, 2016

Bardin L. Análise de conteúdo. (São Paulo: Edições 70, 2011).

Bassalo, J. M. F. “A importância do estudo da História e Filosofia da Ciência”. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, n. 8, p. 57-66, 1992.

Cachapuz, A. et al. “A necessária renovação do ensino de ciências”. 3. ed. (São Paulo: Cortez, 2011).

Chalmers, A. F. O QUE É CIÊNCIA AFINAL? [trad. Raul Fiker]. (São Paulo: Brasiliense, 1993).

Conceição, V. A. S., Chagas, A. M. “O pesquisador e a divulgação científica em contexto de cibercultura e inteligência artificial”. Acta Scientarum, v.42, e52879, 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.52879

Forato, T., Guerra, A. & Braga, M. “Historiadores das Ciências e educadores: frutíferas parcerias para um ensino de ciências reflexivo e crítico”. Revista Brasileira de história da Ciência, v. 7, n.2, p. 137-141, 2014.

HCENSINO. “Sobre a Revista: foco e escopo”. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/about Acesso em: 05 fev. 2023.

Klepka, V. & Souza, F. “A relação entre a História da Ciência no Ensino de Biologia e seu descompasso em relação à prática”. Revista Amazonica de Ensino de Ciências, v. 7, n. 14, p. 31-42, 2014.

Lima, N. W. et al. “A história das Ciências para uma Educação em Ciências do futuro: desafios contemporâneos na América Latina”. Revista Brasileira de história da Ciência, v. 15, n. 2, p. 378-385, 2022. https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.859

Lüdke, M. “A complexa relação entre o professor e a pesquisa”. In O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Orgs. ANDRÉ, M.; et al. 12 ed. (Campinas: Papirus, p. 27-54, 2012).

Martins, R. A. “Introdução: A história das Ciências e seus usos na educação”. In Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para a aplicação no ensino. Org. SILVA, C. C. (São Paulo: Livraria da Física, 2007).

Mathews, M. R. “Science Teaching: the role of history and philosophy of Science”. (New York: Routledge, 1994).

Miranda, M. G. “O professor pesquisador e sua pretensão de resolver a relação entre teoria e prática na formação de professores” in “O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores”. Orgs. ANDRÉ, M.; et al. 12 ed. (Campinas: Papirus, p. 129-143, 2012)

Moura, B. A. & Silva, C. C. “Abordagem multicontextual da história da ciência: uma proposta para o ensino de conteúdos históricos na formação de professores”. Revista brasileira de História da Ciência, v.7, n.2, p. 336-348, 2014.

Pataca, E. M., Alvim, M. H. “História das Ciências e Educação, a nova seção permanente da RBHC”. Revista brasileira de História da Ciência, v. 10, n.2, p. 222, 2017.

Reis, A. S., Silva, M. D. B. & Buza, R. G. Z. “O uso da História da Ciência como estratégias metodológicas para a aprendizagem do ensino de Química e Biologia na visão dos professores do ensino médio”. História da Ciência e Ensino: Construindo interfaces, v. 5, p. 01-12, 2012

Saito, F. “História da Ciência e ensino: em busca de diálogo entre historiadores e educadores”. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v.1, p.1-6, 2010.

Sarmento, G. C. P. & Gianella, T. R. “Parcerias pesquisadores-professores como estratégia de formação/aprendizagem docente para a integração de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: análise de experiências com duas professoras de matemátic”. Revista de Educação, Ciências e matemática, v.11, n.3, e5493, 2021.

Schirmer, S. B. & Sauerwein I. P. S. “Recursos Didáticos e História e Filosofia da Ciência em sala de aula: uma análise em periódicos de ensino nacionais”. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.14. n. ),pp. 61-77, 2014.

Schnorr, S. M. & Pietrocola, M. “Educação em Ciências e Matemática no Brasil: uma revisão sistemática de 25 anos de pesquisa (1994-2018)”. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, e37242, 2022. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u713742

Silva, L. C. L.; Gonzaga, A. M. “Os periodicos científicos da capes como recursos otimizantes para o ensino de ciências na Amazônia”. Areté, v. 2, n. 3, p. 76-83, 2009.

Veloso, A. S. et al. “Conceito de História da Ciência e o seu impacto para a educação em ciências”. Revista Amazonica de Ensino de Ciências, v. 4, n. 7, p. 80-87, 2011.

Vicentini, M. “The Nature os Science: a didactical issue” in “O labirinto do conhecimento: reflexões sobre a Ciência e seu Ensino”. Orgs. Neves, M. C. D., Ramos, F. P.; Silva, J. A. (Maringá: LCV edições & PCM-UEM, p181-198, 2019).

Vieira, L. B. G. et al. “Situação de estudo: o que vem sendo publicado em eventos e periódicos da área de Ensino de Ciências?” Ensaio, v. 20 (e2914), 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172018200101

Publicado

2024-07-01

Número

Sección

História da Ciência e Ensino