Historia y Filosofía de la Ciencia en el contexto de la alfabetización científica y lingüística

consideraciones y potencial de esta relación

Autores/as

  • Robson Vinicius Cordeiro Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0001-5780-9351
  • Antonio Donizetti Sgarbi Instituto Federal do Espírito Santo
  • Attico Inacio Chassot REAMEC- Rede Amazônica Ensino de Ciência / UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará / EDUCIMART - Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp451-479

Palabras clave:

Historia y Filosofía de la Ciencia, Primeros años de Educación Primaria, Alfabetización, Alfabetización Científica, Paradidacto

Resumen

Este artículo presenta un extracto de un estudio cualitativo destinado a investigar el uso de los saberes apropiados por la Historia y la Filosofía de la Ciencia en la relación entre alfabetización científica y lingüística, realizado en una escuela municipal de Cariacica-ES. Esta investigación, en forma de investigación-acción, se llevó a cabo mediante la (de)construcción y el análisis de las prácticas pedagógicas, así como mediante la producción de una colección de tres libros paradidácticos infantiles que abordan temas relacionados con una perspectiva histórica y filosófica de la ciencia. Tanto la investigación como los materiales se basan en discusiones epistemológicas sobre la Alfabetización Lingüística y la Alfabetización Científica como procesos de aprendizaje, y la Historia y Filosofía de la Ciencia, incluyendo sus aspectos conceptuales y procedimentales. Los datos analizados, basados en el método hermenéutico-dialéctico, se recogieron a través de grabaciones de interacciones activas con dos clases de 1º y dos de 2º de Primaria y sus profesores, mediante el uso de material didáctico. Al final, surgen contribuciones reflexivas y prácticas pedagógicas que buscan atender a las demandas del mundo contemporáneo y a la búsqueda de la emancipación del sujeto, estableciendo, sobre todo, un abordaje potente de la relación entre alfabetización científica y alfabetización lingüística, a partir de la Historia y de la Filosofía de la Ciencia, promoviendo una cosmovisión más amplia e interconectada.

Biografía del autor/a

Antonio Donizetti Sgarbi, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC/SP, professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), com lotação no Centro de Referência em Formação e Educação EaD (CEFOR). Leciona em cursos do EMI, Licenciaturas e nos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (EDUCIMAT) e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Ifes. É vice líder do Grupo de Estudo e Pesquisa: Educação Científica e Movimento CTSA (GEPEC) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa História e Filosofia da Ciências (HISTOFIC). Desenvolve e orienta pesquisas na Área do Ensino: Humanidades, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Participa de projetos de pesquisa e extensão na área da Cidadania Socioambiental, relação escola/comunidade e educação emancipatória. É membro da Associação Iberoamericana CTS (AIA-CTS).

Attico Inacio Chassot, REAMEC- Rede Amazônica Ensino de Ciência / UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará / EDUCIMART - Instituto Federal do Espírito Santo

Attico Chassot, professor desde março de 1961, é licenciado em Química (UFRGS, 1965), mestre Educação (UFRGS, 1976) e doutor em Ciências Humanas (UFRGS, 1994) e tem pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madrid (2002). É professor Titular (aposentado) do Instituto de Química da UFRGS. Foi professor da PUC-RS, da ULBRA, da Faculdade Portoalegrense, da UNISINOS (onde coordenou o Programa de Pós-Graduação Educação), da Unilasalle, na URI de Frederico Westphalen e do Centro Universitário Metodista - IPA. Foi Professor visitante da lborg Universitete, Dinamarca e na Universidade de Lanus, na Argentina. Foi orientador em regime de co-tutela na Lyon 2, na França. Atualmente é professor e pesquisador-orientador de doutorado na REAMEC- Rede Amazônica Ensino de Ciência e Professor visitante Sênior da UNIFESSPA/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará com atividades no PPGECM/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. È professor visitante do Instituto Federal do Espírito Santo no Educimat. Enquanto professor já esteve para cursos e/ou palestras em todos estados do Brasil e em alguns países. Autor entre outros de A ciência através dos tempos (MODERNA, 1994; 28ª ed. 2018); Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (EdUNIJUÍ, 2000; 8ªed. 2018); Educação conSciência (2003, 1ª ed. EdUNISC; 3ª ed, 2010). Para que(m) é útil o ensino? (1995; 4ªed, UNIJUÍ, 2018) A Ciência é masculina? (EdUNISINOS 2003, 9ªed, 2019); Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez 2008); Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto (Editora Unijuí, 2012) e Das disciplinas à Indisciplina (Editora Appris, 2016).

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Publicado

2024-01-05

Número

Sección

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino