História e Filosofia da Ciência no contexto da alfabetização científica e linguística: considerações e potencialidades dessa relação
onsiderations and potential of this relationship
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp451-479Palavras-chave:
História e Filosofia da Ciência, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Alfabetização, Alfabetização Científica, ParadidáticoResumo
Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de natureza qualitativa com o propósito investigar o uso de saberes apropriados pela História e Filosofia da Ciência nas relações entre a alfabetização científica e linguística, realizadas em uma escola municipal em Cariacica-ES. Tal investigação, na modalidade de pesquisa-ação, se realizou por meio da (des)construção e análise das práticas pedagógicas, bem como pela produção de uma coleção de três livros paradidáticos infantis que abordam temas relacionados com uma perspectiva histórica e filosófica da ciência. Tanto a pesquisa, quanto os materiais se fundamentam em discussões epistemológicas acerca da Alfabetização Linguística e Alfabetização Científica, enquanto processos de aprendizagem, e a História e Filosofia das Ciências, incluindo seus aspectos conceituais e procedimentais. Os dados analisados com base no método hermenêutico-dialético, foram coletados por meio de gravações das interações ativas com duas turmas de 1º ano e duas turmas de 2º ano do ensino fundamental e seus professores responsáveis, mediante a utilização do material educacional. Ao final, trazemos contribuições reflexivas e práticas pedagógicas que buscam atender às demandas do mundo contemporâneo e à busca pela emancipação do sujeito, estabelecendo, sobretudo, uma abordagem potente da relação entre a alfabetização científica e a alfabetização linguística, com base na História e Filosofia das Ciências, promovendo uma visão de mundo mais ampla, interconectada e responsável.
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Alfabetização. Alfabetização Científica. Paradidático.
Abstract
This article presents an excerpt from a qualitative study aimed at investigating the use of knowledge appropriated by the History and Philosophy of Science in the relationship between scientific and linguistic literacy, carried out in a municipal school in Cariacica-ES. This research, in the form of research-action, was carried out through the (de)construction and analysis of pedagogical practices, as well as the production of a collection of three children's paradidactic books that address themes related to a historical and philosophical perspective of science. Both the research and the materials are based on epistemological discussions about Linguistic Literacy and Scientific Literacy as learning processes, and the History and Philosophy of Science, including its conceptual and procedural aspects. The data analyzed, based on the hermeneutic-dialectic method, was collected through recordings of active interactions with two 1st grade and two 2nd grade elementary school classes and their teachers, through the use of educational material. In the end, we come up with reflective contributions and pedagogical practices that seek to meet the demands of the contemporary world and the search for the emancipation of the subject, establishing, above all, a powerful approach to the relationship between scientific literacy and linguistic literacy, based on the History and Philosophy of Science, promoting a broader, interconnected worldview.
Keywords: History and Philosophy of Science. Early Years of Elementary School. Literacy. Scientific Literacy. Paradidactic.
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