História e Filosofia da Ciência no contexto da alfabetização científica e linguística: considerações e potencialidades dessa relação

onsiderations and potential of this relationship

Autores

  • Robson Vinicius Cordeiro Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0001-5780-9351
  • Antonio Donizetti Sgarbi Instituto Federal do Espírito Santo
  • Attico Inacio Chassot REAMEC- Rede Amazônica Ensino de Ciência / UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará / EDUCIMART - Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp451-479

Palavras-chave:

História e Filosofia da Ciência, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Alfabetização, Alfabetização Científica, Paradidático

Resumo

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de natureza qualitativa com o propósito investigar o uso de saberes apropriados pela História e Filosofia da Ciência nas relações entre a alfabetização científica e linguística, realizadas em uma escola municipal em Cariacica-ES. Tal investigação, na modalidade de pesquisa-ação, se realizou por meio da (des)construção e análise das práticas pedagógicas, bem como pela produção de uma coleção de três livros paradidáticos infantis que abordam temas relacionados com uma perspectiva histórica e filosófica da ciência. Tanto a pesquisa, quanto os materiais se fundamentam em discussões epistemológicas acerca da Alfabetização Linguística e Alfabetização Científica, enquanto processos de aprendizagem, e a História e Filosofia das Ciências, incluindo seus aspectos conceituais e procedimentais. Os dados analisados com base no método hermenêutico-dialético, foram coletados por meio de gravações das interações ativas com duas turmas de 1º ano e duas turmas de 2º ano do ensino fundamental e seus professores responsáveis, mediante a utilização do material educacional. Ao final, trazemos contribuições reflexivas e práticas pedagógicas que buscam atender às demandas do mundo contemporâneo e à busca pela emancipação do sujeito, estabelecendo, sobretudo, uma abordagem potente da relação entre a alfabetização científica e a alfabetização linguística, com base na História e Filosofia das Ciências, promovendo uma visão de mundo mais ampla, interconectada e responsável.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Alfabetização. Alfabetização Científica. Paradidático.

Abstract

This article presents an excerpt from a qualitative study aimed at investigating the use of knowledge appropriated by the History and Philosophy of Science in the relationship between scientific and linguistic literacy, carried out in a municipal school in Cariacica-ES. This research, in the form of research-action, was carried out through the (de)construction and analysis of pedagogical practices, as well as the production of a collection of three children's paradidactic books that address themes related to a historical and philosophical perspective of science. Both the research and the materials are based on epistemological discussions about Linguistic Literacy and Scientific Literacy as learning processes, and the History and Philosophy of Science, including its conceptual and procedural aspects. The data analyzed, based on the hermeneutic-dialectic method, was collected through recordings of active interactions with two 1st grade and two 2nd grade elementary school classes and their teachers, through the use of educational material. In the end, we come up with reflective contributions and pedagogical practices that seek to meet the demands of the contemporary world and the search for the emancipation of the subject, establishing, above all, a powerful approach to the relationship between scientific literacy and linguistic literacy, based on the History and Philosophy of Science, promoting a broader, interconnected worldview.

Keywords: History and Philosophy of Science. Early Years of Elementary School. Literacy. Scientific Literacy. Paradidactic.

Biografia do Autor

Antonio Donizetti Sgarbi, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC/SP, professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), com lotação no Centro de Referência em Formação e Educação EaD (CEFOR). Leciona em cursos do EMI, Licenciaturas e nos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (EDUCIMAT) e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Ifes. É vice líder do Grupo de Estudo e Pesquisa: Educação Científica e Movimento CTSA (GEPEC) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa História e Filosofia da Ciências (HISTOFIC). Desenvolve e orienta pesquisas na Área do Ensino: Humanidades, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Participa de projetos de pesquisa e extensão na área da Cidadania Socioambiental, relação escola/comunidade e educação emancipatória. É membro da Associação Iberoamericana CTS (AIA-CTS).

Attico Inacio Chassot, REAMEC- Rede Amazônica Ensino de Ciência / UNIFESSPA - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará / EDUCIMART - Instituto Federal do Espírito Santo

Attico Chassot, professor desde março de 1961, é licenciado em Química (UFRGS, 1965), mestre Educação (UFRGS, 1976) e doutor em Ciências Humanas (UFRGS, 1994) e tem pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madrid (2002). É professor Titular (aposentado) do Instituto de Química da UFRGS. Foi professor da PUC-RS, da ULBRA, da Faculdade Portoalegrense, da UNISINOS (onde coordenou o Programa de Pós-Graduação Educação), da Unilasalle, na URI de Frederico Westphalen e do Centro Universitário Metodista - IPA. Foi Professor visitante da lborg Universitete, Dinamarca e na Universidade de Lanus, na Argentina. Foi orientador em regime de co-tutela na Lyon 2, na França. Atualmente é professor e pesquisador-orientador de doutorado na REAMEC- Rede Amazônica Ensino de Ciência e Professor visitante Sênior da UNIFESSPA/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará com atividades no PPGECM/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. È professor visitante do Instituto Federal do Espírito Santo no Educimat. Enquanto professor já esteve para cursos e/ou palestras em todos estados do Brasil e em alguns países. Autor entre outros de A ciência através dos tempos (MODERNA, 1994; 28ª ed. 2018); Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (EdUNIJUÍ, 2000; 8ªed. 2018); Educação conSciência (2003, 1ª ed. EdUNISC; 3ª ed, 2010). Para que(m) é útil o ensino? (1995; 4ªed, UNIJUÍ, 2018) A Ciência é masculina? (EdUNISINOS 2003, 9ªed, 2019); Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez 2008); Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto (Editora Unijuí, 2012) e Das disciplinas à Indisciplina (Editora Appris, 2016).

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Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino