O Percurso Histórico da Ciência como Proposta de Conteúdo para o Letramento Científico
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp299-312Palabras clave:
Ensino de Ciências, História das Ciências, Fake NewsResumen
Resumo
O presente artigo objetiva mostrar, por meio de discussões argumentativas e fundamentadas na Epistemologia de Gaston Bachelard, como a História da Ciência (HC) pode auxiliar no processo de formação do aluno visando o letramento científico (LC), como definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este documento, norteador da educação brasileira, define LC como a capacidade do indivíduo em fazer escolhas, emitir opiniões de forma consciente com base no conhecimento científico e na compreensão dos fenômenos, exercendo assim, sua plena cidadania. Porém, a BNCC não explicita os conteúdos que devem ser abordados pelo professor. O referido documento traz as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas no aluno, tornando assim a escolha dos conteúdos, um grande desafio. Por outro lado, no Brasil, as políticas púbicas educacionais, têm estado a serviço das políticas neoliberais, as quais, valorizam os conteúdos do cotidiano do aluno. Assim, como resultado, mostramos que os conteúdos sobre a HC podem promover o LC, como definido pela BNCC e isto está relacionado ao combate às Fakes News.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, História das Ciências, Fake News
Abstract
This article aims to show, through argumentative discussions based on Gaston Bachelard's Epistemology, how the History of Science (HC) can help in the student training process aiming at Scientific Literacy (LC), as defined by the National Common Curricular Base (BNCC). This document, guiding Brazilian education, defines LC as the individual's ability to make choices, express opinions consciously based on scientific knowledge and understanding of phenomena, thus exercising their full citizenship. However, the BNCC does not explain the contents that must be worked by the teacher. This document contains the skills and abilities that must be developed in the student, making the choice of content a great challenge. On the other hand, in Brazil, public educational policies have been at the service of neoliberal policies, which value the content of the student's daily life. Thus, as a result, we show that content about HC can promote LC, as defined by BNCC and this is related to combating Fake News.
Keywords: Science teaching, Sciense History, Fake News