Análise da abordagem da história do racismo científico no ensino de ciências

resultados de uma revisão da literatura

Autores

  • Max Cardoso dos Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • José Eduardo Andrade Neto Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Maycon Silva Batista Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Yngrid de Jesus Alves Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Lia Midori Nascimento Meyer Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25esppp.45-61

Resumo

A abordagem da história do racismo científico em sala, especialmente nas aulas de ciências e biologia, contribui para uma compreensão crítica e contextualizada da ciência e pode ser uma forma de articular o ensino de ciências e a educação das relações étnico-raciais. Este trabalho busca analisar como a história do racismo científico tem aparecido em pesquisas da área de ensino de Ciências, através de uma busca eletrônica utilizando palavras-chave relacionadas à temática nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Resultaram da pesquisa o levantamento de 18 trabalhos, analisados através da análise de conteúdo proposta por Bardin. Estes artigos foram classificados nas categorias: Focos de Análise, Modalidades de Pesquisa e Linhas Temáticas. Ao longo das edições do evento, observa-se um aumento de trabalhos na área, que pode indicar o reconhecimento da relevância da abordagem da temática no ensino de ciências.  

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Publicado

2022-09-29

Como Citar

Cardoso dos Santos, M., Andrade Neto, J. E., Silva Batista Santos, M., de Jesus Alves Santos , Y. ., & Nascimento Meyer , L. M. . (2022). Análise da abordagem da história do racismo científico no ensino de ciências: resultados de uma revisão da literatura. História Da Ciência E Ensino: Construindo Interfaces, 25, 45–61. https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25esppp.45-61

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino