Transformação e preferência pelas desigualdades econômicas e escolares

Autores/as

  • Antonio Paulino de Sousa Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v21i39.35876

Palabras clave:

Preferência, massificação do ensino, desigualdades escolares, transformação, capital.

Resumen

Este artigo tem por objeto discutir sobre a “transformação” e a preferência pelas
desigualdades sociais e escolares. A classe operária parecia apresentar alternativas de mudanças e as transformações estruturais não aconteceram mesmo com as esquerdas no poder. A produção das desigualdades é algo inerente ao próprio sistema capitalista e o sistema de ensino funciona como um aparelho de justificação das desigualdades sociais e escolares. A massificação do ensino superior na França não significou redução das desigualdades. O retorno da herança tende a ampliar os níveis de desigualdades gerando assim uma crise da solidariedade.

Biografía del autor/a

Antonio Paulino de Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutor em Sociologia; professor dos Programas de pós-graduação em Ciências Sociais e
em Educação, ambos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís-MA, Brasil.

Publicado

2017-12-31

Cómo citar

de Sousa, A. P. (2017). Transformação e preferência pelas desigualdades econômicas e escolares. Lutas Sociais, 21(39), 36–48. https://doi.org/10.23925/ls.v21i39.35876