Submissions

This journal is not accepting submissions at this time.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

Não tem login/senha?
ACESSE A PÁGINA DE CADASTRO

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

DIRETRIZES PARA AUTORES

PSICOLOGIA REVISTA é um periódico indexado pelo LILACSLatindexIndex Psi Periódicos  que publica artigos originais na área da Psicologia tanto de autores nacionais quanto estrangeiros. Os trabalhos enviados devem se inserir em uma das categorias abaixo:

1. Relato de Pesquisa Empírica

Nesta seção são publicados relatos de pesquisa empírica com fontes de dados primários ou secundários. É esperado que existam seções que demonstrem os estágios do processo de pesquisa. Sua estrutura conta com introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura); método (descrição dos participantes, instrumentos, procedimentos e cuidados éticos utilizados para condução da pesquisa); resultados (apresentação e análise dos dados); e discussão (implicações empíricas e/ou teóricas dos resultados) e considerações finais/conclusão.

2. Revisão Crítica da Literatura

Nesta seção são publicadas revisões críticas da literatura. Este tipo de contribuição deve integrar e avaliar material previamente publicado, considerando o “estado da arte” das pesquisas e buscando compreender um problema específico.  Neste tipo de artigo é esperado que (a) seja definido um problema; (b) sejam compiladas e sumarizadas pesquisas anteriores; (c) sejam identificadas inconsistências e lacunas na literatura, diferenças de concepções teóricas, contradições empíricas, questões metodológicas, diferenças regionais, culturais, etc.; (d) sejam apontadas novas oportunidades de pesquisa e caminhos para a resolução dos problemas identificados. É fundamental que haja um argumento organizador e não somente uma compilação de pesquisas já realizadas. O artigo deve ser apresentado com as seções introdução (delineamento do problema), método (descrição de como as pesquisas foram encontradas), resultados (apresentação das pesquisas), discussão e considerações finais/ conclusões. Revisões narrativas não se enquadram neste escopo.

3. Artigo Teórico

Nesta seção são publicados trabalhos baseados na literatura que pretendem propor avanços teóricos.  São aceitos artigos que se propõe a cumprir uma ou mais das seguintes finalidades: (a) reflexões que possam expandir ou refinar construtos teóricos; (b)  analise de uma teoria existente, apresentando suas fraquezas ou lacunas; (c) demonstração da vantagem de uma teoria sobre outra; (d) análise da consistência interna de uma teoria; (v) analise a validade externa de uma teoria; (e); apresentação de conceitos teóricos próprios. Em todos estes casos, deve haver contribuição autoral.

4. Artigo Metodológico

Nesta seção são publicados trabalhos que apresentem (a) análises críticas das metodologias existentes, que se refiram a escopo, validade, instrumentos, etc; (b) modificação de métodos existentes  ou (c) novas abordagens metodológicas.

5. Relato de Experiência Profissional

Nesta seção são publicados relatos de práticas inovadoras na Psicologia. Estes podem ser (a) estudos de caso (indivíduos ou grupos), contendo análise de implicações conceituais ou métodos inovadores; (b) descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção inovadores, contendo evidências de eficácia. É necessário que seja justificada a relevância da experiência para a área. A simples descrição e análise das atividades de um estágio curricular, replicação de técnicas já conhecidas e ilustração da teoria em casos ou grupos clínicos não se enquadram no escopo da revista.

6. Jovem Autor

Nesta seção serão aceitos artigos provenientes de trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica e/ou outras experiências de pesquisa nos cursos de graduação. Os artigos podem ser: relatos de pesquisa empírica, revisão crítica de literatura, e relatos de experiência profissional. Os artigos devem seguir os critérios previamente estabelecidos para cada categoria de artigo. Um dos autores deve ser o orientador do trabalho, não sendo aceitos escritos exclusivamente por estudantes.

7. Resenha

Devem apresentar revisão crítica de livros na área da psicologia, orientando o leitor quanto às suas características e usos potenciais. As obras podem ser brasileiras ou estrangeiras, com prazo de um ano para obras recém-publicadas em português, e dois anos para obras não traduzidas. Não serão aceitos “ Press Release” de livros.

 

APRESENTAÇÃO E ENVIO DE PROPOSTA PARA PUBLICAÇÃO

Os trabalhos submetidos à Psicologia Revista devem ser enviados pelo sistema, da seguinte maneira: (1) se o/s autor/es não possuir/em cadastro ainda, favor clicar aqui; (2) no cadastro, preencher necessariamente os seguintes campos: nome, e-mail, instituição (vínculo/afiliação institucional atual), ORCID e "Resumo da Biografia" (definir breve currículo, indicando a sua titulação mais alta, lugar de trabalho e função de cada um dos autores); (3) depois de cadastrado, o autor deve acessar o sistema clicando aqui.

Importante:

  • A autoria NÃO DEVE constar no documento nem no nome do arquivo enviado.
     Artigos que contiverem autoria serão rejeitados sumariamente. Neste caso, o autor pode vir a fazer nova submissão, respeitando as normas de revisão cega da revista. 
  • O artigo deve ser submetido no modelo disponibilizado pela revista, favor clicar aqui. Artigos que não estiverem na formatação padrão não serão aceitos.  
  • O nome de todos os autores devem ser informados no sistema, em ordem de autoria do artigo.  Não poderão ser adicionados autores posteriormente.

NORMAS DE REDAÇÃO

Os artigos completos podem ter no mínimo 22000 e no máximo 50000 caracteres (com espaços), incluindo referências bibliográficas, gráficos e tabelas. Os Títulos, resumos e palavras chaves não são contabilizados. 

O texto deve conter: 

1. Título completo em português, inglês e espanhol;

2. Resumos em português, inglês e espanhol, entre 150 e 200 palavras;

3. Palavras-chave em português, inglês e espanhol: no mínimo três, no máximo cinco;

4. Referências bibliográficas conforme normatização da American Psychological Association (APA), 6a edição. Para um guia completo das referências favor consultar  o documento com a normalização, clicando aqui.

5. As tabelas, gráficos e figuras devem ser inseridas no corpo do trabalho. As tabelas e gráficos devem estar em formato editável.

Outras informações verificar modelo disponibilizado pela revista

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESENHAS

O texto deve conter: 

  1. Entre 400 e 1000 palavras;
  2. Título da resenha em português, inglês e espanhol;
  3. Nome do autor da resenha;
  4. Nome do livro resenhado e do autor do livro, nas referências finais do texto;
  5. A parte formal segue as Diretrizes para os autores. 

Os artigos após avaliação podem ter parecer :1) favorável; 2) revisões requeridas; e 3) desfavorável.

Caso o artigo necessite de revisões, estas devem ser realizadas no prazo estipulado pelo editor. Um novo arquivo deve ser enviado, com as correções solicitadas marcadas em amarelo. Também deve ser enviada como documento suplementar uma carta ao editor explicitando quais foram as alterações realizadas. Autores que não realizarem as revisões no prazo estipulado terão seus artigos arquivados.

No caso de parecer favorável, o autor será solicitado a fazer revisões com relação à Língua Portuguesa, normas da APA, etc. Autores que não realizarem as revisões no prazo estipulado terão seus artigos arquivados, mesmo tendo sido aprovados anteriormente.

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.