ELOGIO DAS RÍTMICAS NEGRAS E MESTIÇAS: TROPICALISMOS ACÚSTICOS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores/as

  • Amaílton Magno Azevedo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

memórias acústicas do Brasil, tropicalismo, apartheid sonoro

Resumen

Esse texto pretendeu explorar as memórias acústicas do Brasil na contemporaneidade. Textos melódicos e rítmicos, instrumentos, poesias e sonoridades que sinalizam para memórias tropicais do Atlântico Sul, movidas pela interconexão de narrativas e memórias das Áfricas e Brasil. Musicalidades forjadas sob o signo da mistura, do padê, do sentido gregário da vida. Músicos e músicas que recusaram o primado da melodia sobre a percussão. Os tropicalismos acústicos contemporâneos primaram pelo o que há de abertura, trocas, injunções. Uma recusa total do apartheid sonoro; viva o Padê como promessa de futuro.

Biografía del autor/a

Amaílton Magno Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Prof Doutor Amailton Magno Azevedo é Professor do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP

Publicado

2012-04-10

Cómo citar

Azevedo, A. M. (2012). ELOGIO DAS RÍTMICAS NEGRAS E MESTIÇAS: TROPICALISMOS ACÚSTICOS NA CONTEMPORANEIDADE. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 43. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/7771