ELOGIO DAS RÍTMICAS NEGRAS E MESTIÇAS: TROPICALISMOS ACÚSTICOS NA CONTEMPORANEIDADE
Mots-clés :
memórias acústicas do Brasil, tropicalismo, apartheid sonoroRésumé
Esse texto pretendeu explorar as memórias acústicas do Brasil na contemporaneidade. Textos melódicos e rítmicos, instrumentos, poesias e sonoridades que sinalizam para memórias tropicais do Atlântico Sul, movidas pela interconexão de narrativas e memórias das Áfricas e Brasil. Musicalidades forjadas sob o signo da mistura, do padê, do sentido gregário da vida. Músicos e músicas que recusaram o primado da melodia sobre a percussão. Os tropicalismos acústicos contemporâneos primaram pelo o que há de abertura, trocas, injunções. Uma recusa total do apartheid sonoro; viva o Padê como promessa de futuro.Téléchargements
Publiée
2012-04-10
Comment citer
Azevedo, A. M. (2012). ELOGIO DAS RÍTMICAS NEGRAS E MESTIÇAS: TROPICALISMOS ACÚSTICOS NA CONTEMPORANEIDADE. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 43. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/7771
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Tous droits réservés Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História 2012
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.