E O FILME GEROU O LEITOR: UM ESTUDO SOBRE AS CRÔNICAS DE NÁRNIA NO BRASIL

Autores

  • Cristiano Camilo Lopes Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie http://orcid.org/0000-0003-0341-6813

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n14p252-275

Palavras-chave:

C. S. Lewis, As Crônicas de Nárnia, Sistema literário, Polissistema, Sociologia da leitura

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a recepção de AsCrônicas de Nárnia no Brasil. Para isso, fez-se um estudo apoiado na teoria do sistema literário e polissistema juntamente com os dados numéricos de produção editorial do livro fornecidos pela Editora W Martins Fontes (casa publicadora responsável pela produção da obra no Brasil). Como metodologia, esta pesquisa refletiu sobre a obra de C. S. Lewis levando em consideração o autor, a obra e o público receptor com o intuito de mostrar as várias possibilidades de estudo do universo artístico de Lewis. Além disso, o impulso que o lançamento da adaptação fílmica de 2005 causou na venda do livro foi observado pela lente do polissistema, delinenado-se, então, de que forma uma produção artística pode impulsionar um outro sistema artístico (como aconteceu a produção literária de As Crônicas de Nárnia no Brasil). Como resultado dessa discussão percebeu-se que o filme gerou o leitor.

 

Biografia do Autor

Cristiano Camilo Lopes, Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui pós-doutorado em Literatura Infantil e Juvenil pela FFLCH/USP, é doutor e mestre em Letras pela FFLCH/USP. É bacharel em Teologia pela UPM.

Referências

ARISTÓTELES. Arte póética. São Paulo: Martin Claret, 2011.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 11.ed., Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2010.

DURIEZ, C. Manual prático de Nárnia. Osasco/SP: Novo Século, 2005.

EVEN-ZOHAR, Itamar. Teoria dos polissistemas.

Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/translatio/article/viewFile/42899/27134

Acesso em 17/10/2016.

GREGGERSEN, G. A antropologia filosófica de C. S. Lewis. São Paulo: Ed. Mackenzie, 2000.

GUTIERREZ, Jorge L. A tragédia como drama em versos no tratado A Poética de Aristóteles. In: Filosofia e Literatura. São Paulo: Giostri, 2015.

LEWIS, Clive Staples. Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

LEWIS, Clive Staples. A experiência de ler. Porto (Portugal): Porto Editora, 2000.

MACSWAIN, Robert; WARD, Michael (orgs.) C. S. Lewis além do universo mágico de Nárnia. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

MAGALHÃES, Vilhena. O problema de Sócrates: o Sócrates histórico e o Sócrates de Platão. Lisboa: Gulbenkian, 1984.

MCGRATH, Alister. Conversando com C. S. Lewis. São Paulo: Planeta, 2014.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

ROAS, David. A ameaça do fantástico. Aproximações teóricas. São Paulo: Unesp, 2014.

SCHAKEL, P. The way into Nárnia. Michigan: Grand Rapids, 2005.

SPINA, Segismundo. Introdução à poética clássica. 2.ed., São Paulo: Martins Fontes, 1995.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Lopes, C. C. (2017). E O FILME GEROU O LEITOR: UM ESTUDO SOBRE AS CRÔNICAS DE NÁRNIA NO BRASIL. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 7(14), 252–275. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2017v7n14p252-275