“O SENHOR é o SENHOR” (Ex 34,6c). Insistência no nome visando à relação
DOI:
https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n15p140-153Palavras-chave:
Literatura bíblica, Êxodo, discurso direto, tetragrama, nome de DeusResumo
A literatura bíblica nomeia Deus, sendo que a tradição judaico-cristã pronuncia tal nome como Senhor. O nome do Deus de Israel ganha sua carga semântica especialmente no livro do Êxodo. Nele alguns discursos diretos atribuídos ao Senhor insistem, com toda a sua força poético-retórica, na presença e no significado do tetragrama, apresentando ao ouvinte-leitor as quatro consoantes hebraicas que formam o nome de Deus. A investigação aqui apresentada se dedicará à interpretação do início de um desses discursos diretos. Far-se-á, primeiramente, uma análise linguístico-literária da frase contida em Ex 34,6c, a qual, em hebraico, é formada somente pela dupla presença do tetragrama. Em seguida, visar-se-á à função que o nome de Deus assume nesse discurso. Com isso, talvez seja possível vislumbrar a intenção que, desde as suas origens na literatura bíblica, acompanha a tradição judaico-cristã ao ela se propor a nomear Deus.
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