Bíblia e ciências da linguagem: recursos literários e cenas-tipo no Evangelho de Lucas
DOI:
https://doi.org/10.19143/2236-9937.2019v9n17p337-358Palavras-chave:
Evangelho de Lucas, Ciências da Linguagem, Análise narrativa, Cena-tipoResumo
O foco historicamente dado ao criticismo textual e à análise histórica aplicados à Bíblia eclipsou uma abordagem sincrônica ao texto, que tem sido resgatada ao longo das últimas décadas, especialmente no diálogo entre a Bíblia e as ciências da linguagem. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma breve revisão bibliográfica sobre alguns princípios metodológicos da análise narrativa, bem como sua utilização na exegese bíblica brasileira. A partir daí, apresentamos alguns recursos literários presentes no Evangelho de Lucas, enfocando especialmente a utilização de cenas-tipo na construção do enredo do texto. Pode-se dizer que a retórica narrativa de Lucas e, especialmente, o arranjo da cena-tipo ao redor do verbo splagcni,zomai ressaltam a finalidade teológica de certos recursos literários no Evangelho.
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