Análise Narrativa da “Jornada em Cafarnaum”(Mc 1,21-39):
Ensinamento na práxis de Jesus
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v25p132-153Palavras-chave:
Reação, Enredo, Narrativa, Ensinamento, AçãoResumo
Mediante a análise narrativa, o estudo aborda o texto como um enredo. Propõe uma estrutura unitária, com apresentação da temática, dramatização, clímax, desfecho final, conclusão. A reação dos que presenciam as ações de cura, presentes em número crescente indica a relação literária-temática entre as cenas e o desenvolvimento do enredo. Nas ações de Jesus em enredos episódicos se percebe o foco narrativo: ensino-ação em três momentos, com dois episódios relacionados, e com a terceira ação quando Jesus ao entardecer cura e liberta. O enredo é concluído em Mc 1,39 que retoma a temática do ensinamento com autoridade na apresentação em forma de sumário em Mc 1,21-22.
Palavras-chave: enredo, narrativa, ensinamento, ação, reação.
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