Jean Valjean
memórias do Bispo Myriel
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v25p273-296Palavras-chave:
Bispo Myriel, Jean Valjean, Humanização, Memória.Resumo
No romance Os Miseráveis, escrito por Victor Hugo no século XIX, o Bispo Myriel é representado como agente da transformação espiritual do protagonista. Sua importância legitima-se após ter sido roubado por Jean Valjean, sendo a indulgência com que reage o dispositivo que reorientará a vida daquele maltrapilho recém-liberto da prisão. Na mente do transgressor, o êxtase mental que se segue ao indulto deflagra intenso fenômeno: o redimido incorpora seu redentor. A partir desses fatos, este estudo, por meio da leitura, análise e pesquisa bibliográfica, tem por objetivo compreender e refletir sobre a representação do fenômeno ocorrido com Jean Valjean. O percurso teórico realiza associações sobre propriedades espirituais da literatura, tomando como base a dupla horaciana “duci e utile”, a função de humanização da literatura e a instância da memória. Observa-se que a obra ultrapassa a natureza estética, propiciando o estabelecimento de relações psíquicas associadas à visão de mundo e ao movimento da sensibilidade.
Referências
AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Nova Cultural, 1999. Coleção Os Pensadores.
ANDRADE, Mário de. A raposa e o tostão. In: O empalhador de passarinho. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002, p. 108-9.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre azul, p. 169-191, 2004.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e Cultura, São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, 1972.
CASSIRER, Ernest. Ensaio Sobre o Homem: Introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
CASSIRER, Ernest. A Filosofia das Formas Simbólicas I: A Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
HORÁCIO. Epístola aos pisões. Belo Horizonte: Viva voz, 2013.HUGO, Victor. Os Miseráveis. São Paulo: Martin Claret: 2007. ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma Teoria do Efeito Estético. São Paulo: Editora 34, vol. 1, 1996.
ROSA, Guy. Introdução: Os Miseráveis. In: HUGO, Victor. Os Miseráveis. São Paulo: Martin Claret: 2007.
WELLEK, René; WARREN, Austin. A teoria da Literatura. Coimbra: Europa América, 1976.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.