O Evangelho Segundo Júlio de Queiroz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v24p501-525

Palavras-chave:

Júlio de Queiroz, Teopoética, Evangelho, Bíblia, Contos.

Resumo

Júlio de Queiroz é um escritor brasileiro, nascido no Espírito Santo, que residiu muitos anos em Santa Catarina, cuja obra compreende contos, poemas, crônicas e ensaios. Em sua literatura, o escritor demonstra uma relação próxima com a cidade de Florianópolis, principal cenário de seus contos. Além de contribuir para divulgação da obra deste escritor pouco conhecido e estudado no Brasil, este trabalho, partindo de uma análise situada dentro dos estudos de Teopoética, busca discutir o modo como a sua obra literária dialoga com a narrativa bíblica, principalmente no que diz respeito aos Evangelhos do Novo Testamento. Para tanto, são analisados dois contos do livro Encontro de Abismos (2002), a saber: “Escuridão no meio-dia” e “Enigma no entardecer”. Aproximando literatura e teologia, conclui-se que a obra de Júlio de Queiroz estabelece uma série de relações intertextuais não só com a obra de escritores canônicos da literatura ocidental, mas também com a Bíblia e com a própria cultura cristã. Assim, percebe-se a presença de um procedimento bastante comum em suas narrativas, que é o de escrever nas frestas, nas fissuras, do discurso bíblico, explorando o caráter literário e plurissignificativo desse texto tão importante e relevante para a cultura ocidental.

Biografia do Autor

Charles Vitor Berndt, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Programa de Pós-graduação em Literatura - UFSC

É doutorando do Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Literatura pela UFSC. Bacharel e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. É Licenciado em Português pela Universidade de Coimbra (Portugal), através do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) da CAPES e do GCUB (Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras). Tem como principal interesse a Literatura Portuguesa e as suas relações com a Literatura Brasileira e as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 

Salma Ferraz, Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui Graduação em Letras, Faculdades Integradas Hebraico Brasileira Renascença (1987), Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Realizou Pós Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Pós Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e Pós Doutorado na Universidade Estadual da Paraíba (2019), e possui também Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina, FACASC, (2019). É Professora Titular Aposentada, de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde também lecionou na Pós Graduação, e orientou projetos de pesquisa na área de Teopoética, estudos comparados entre Teologia e Literatura. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase no diálogo com a Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: José Saramago, Teologia, Bíblia e Literatura, Madalena, Judas, Diabo, O Demoníaco na Literatura, o Vampiro na Literatura, Teologia do Riso, contos, criação literária. Coordenou o NUTEL, Núcleo de Estudos comparados entre Teologia e Literatura, sediado na UFSC. É contista com diversos prêmios recebidos e livros publicados. 

Referências

AUERBACH, Erich (2004). Mimesis. São Paulo: Perspectiva.

BARCELLOS, José Carlos (2019). Teologia e Literatura. In: CEIA, Carlos. E-dicionário de termos literários. Lisboa: [s.n]. Disponível em: http://edtl.fcsh.unl.pt/business-directory/7029/teologia-e-literatura/. Acesso: 18/02/2019.

Bíblia de Jerusalém (2015). 1ª ed. 10ª reimpressão. Tradução Benjamim Carreira de Oliveira (Judite, Eclesiástico); Euclides Martins Balacin (Eclesiastes); Luiz Inácio Stadelman (Jó) et al. Direção Editorial Paulo Bazaglia. São Paulo: Paulus.

CHAVES, Josué (2009). Versões e reverberações do sagrado em Júlio de Queiroz. 139 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

FERRAZ, Salma. As faces de Deus na obra de um ateu. Blumenau: Edifurb, 2012.

KUSCHEL, Karl-Josef (1999). Os Escritores e as Escrituras: retratos teológico-literários. Trad. Paulo Astor Soethe. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

LOPES, Adriana Dias (2013). “Se um gay busca Deus, quem sou eu para julgar”, diz papa. Disponível em: <https://veja.abril.com/mundo/se-um-gay-buscar-deus-quem-sou-eu-para-julgar-diz-papa> Acesso em: 18/02/2019.

MAGALHÃES, Antonio (2008). A Bíblia como obra literária. Hermenêutica literária dos textos bíblicos em diálogo com a teologia. In: Deuses em Poética. Belém: UEPA; Campina Grande: EDUEPB.

NERY, Antonio Augusto (2013). A Relíquia (Eça de Queiroz): Anticlericalismo e (anti)religiosidade para além da paixão de Cristo. Revista do Curso de Letras da UEPA, Belém, v. 1, n. 1. Disponível em: <https://paginas.uepa.br/seer/index.php/ribanceira/article/download/253/218.>. Acesso em: 25/01/2019.

QUEIROZ, Júlio (2006). Encontro de Abismos. Florianópolis: Insular, 2006.

QUEIROZ, Júlio (2014). Pelas frestas da caverna. Florianópolis: Edifurb.

QUEIROZ, Eça (2014). A Relíquia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

SARAMAGO, José (2006). O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Companhia das Letras: São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-11-01

Como Citar

Berndt, C. V., & Ferraz, S. (2021). O Evangelho Segundo Júlio de Queiroz. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 11(24), 501–525. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v24p501-525