O Evangelho Segundo Júlio de Queiroz
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v24p501-525Palabras clave:
Júlio de Queiroz, Teopoética, Evangelho, Bíblia, Contos.Resumen
Júlio de Queiroz é um escritor brasileiro, nascido no Espírito Santo, que residiu muitos anos em Santa Catarina, cuja obra compreende contos, poemas, crônicas e ensaios. Em sua literatura, o escritor demonstra uma relação próxima com a cidade de Florianópolis, principal cenário de seus contos. Além de contribuir para divulgação da obra deste escritor pouco conhecido e estudado no Brasil, este trabalho, partindo de uma análise situada dentro dos estudos de Teopoética, busca discutir o modo como a sua obra literária dialoga com a narrativa bíblica, principalmente no que diz respeito aos Evangelhos do Novo Testamento. Para tanto, são analisados dois contos do livro Encontro de Abismos (2002), a saber: “Escuridão no meio-dia” e “Enigma no entardecer”. Aproximando literatura e teologia, conclui-se que a obra de Júlio de Queiroz estabelece uma série de relações intertextuais não só com a obra de escritores canônicos da literatura ocidental, mas também com a Bíblia e com a própria cultura cristã. Assim, percebe-se a presença de um procedimento bastante comum em suas narrativas, que é o de escrever nas frestas, nas fissuras, do discurso bíblico, explorando o caráter literário e plurissignificativo desse texto tão importante e relevante para a cultura ocidental.
Citas
AUERBACH, Erich (2004). Mimesis. São Paulo: Perspectiva.
BARCELLOS, José Carlos (2019). Teologia e Literatura. In: CEIA, Carlos. E-dicionário de termos literários. Lisboa: [s.n]. Disponível em: http://edtl.fcsh.unl.pt/business-directory/7029/teologia-e-literatura/. Acesso: 18/02/2019.
Bíblia de Jerusalém (2015). 1ª ed. 10ª reimpressão. Tradução Benjamim Carreira de Oliveira (Judite, Eclesiástico); Euclides Martins Balacin (Eclesiastes); Luiz Inácio Stadelman (Jó) et al. Direção Editorial Paulo Bazaglia. São Paulo: Paulus.
CHAVES, Josué (2009). Versões e reverberações do sagrado em Júlio de Queiroz. 139 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
FERRAZ, Salma. As faces de Deus na obra de um ateu. Blumenau: Edifurb, 2012.
KUSCHEL, Karl-Josef (1999). Os Escritores e as Escrituras: retratos teológico-literários. Trad. Paulo Astor Soethe. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
LOPES, Adriana Dias (2013). “Se um gay busca Deus, quem sou eu para julgar”, diz papa. Disponível em: <https://veja.abril.com/mundo/se-um-gay-buscar-deus-quem-sou-eu-para-julgar-diz-papa> Acesso em: 18/02/2019.
MAGALHÃES, Antonio (2008). A Bíblia como obra literária. Hermenêutica literária dos textos bíblicos em diálogo com a teologia. In: Deuses em Poética. Belém: UEPA; Campina Grande: EDUEPB.
NERY, Antonio Augusto (2013). A Relíquia (Eça de Queiroz): Anticlericalismo e (anti)religiosidade para além da paixão de Cristo. Revista do Curso de Letras da UEPA, Belém, v. 1, n. 1. Disponível em: <https://paginas.uepa.br/seer/index.php/ribanceira/article/download/253/218.>. Acesso em: 25/01/2019.
QUEIROZ, Júlio (2006). Encontro de Abismos. Florianópolis: Insular, 2006.
QUEIROZ, Júlio (2014). Pelas frestas da caverna. Florianópolis: Edifurb.
QUEIROZ, Eça (2014). A Relíquia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
SARAMAGO, José (2006). O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Companhia das Letras: São Paulo.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Teoliteraria - Revista Brasileira de Literaturas e Teologías es detentora de los derechos autorales de todos los artículos publicados por ella. La reproducción total de los artículos de ésta revista en otras publicaciones, o para cualquier otro fin, por cualquier medio requiere autorización por escrito del editor de este periódico. Reproducciones parciales de artículos (resúmenes, abstrac, más de 500 palabras de texto, tablas, figuras y otras ilustraciones) deberán tener permiso por escrito del editor y de los autores.