O Evangelho Segundo Júlio de Queiroz
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v24p501-525Palavras-chave:
Júlio de Queiroz, Teopoética, Evangelho, Bíblia, Contos.Resumo
Júlio de Queiroz é um escritor brasileiro, nascido no Espírito Santo, que residiu muitos anos em Santa Catarina, cuja obra compreende contos, poemas, crônicas e ensaios. Em sua literatura, o escritor demonstra uma relação próxima com a cidade de Florianópolis, principal cenário de seus contos. Além de contribuir para divulgação da obra deste escritor pouco conhecido e estudado no Brasil, este trabalho, partindo de uma análise situada dentro dos estudos de Teopoética, busca discutir o modo como a sua obra literária dialoga com a narrativa bíblica, principalmente no que diz respeito aos Evangelhos do Novo Testamento. Para tanto, são analisados dois contos do livro Encontro de Abismos (2002), a saber: “Escuridão no meio-dia” e “Enigma no entardecer”. Aproximando literatura e teologia, conclui-se que a obra de Júlio de Queiroz estabelece uma série de relações intertextuais não só com a obra de escritores canônicos da literatura ocidental, mas também com a Bíblia e com a própria cultura cristã. Assim, percebe-se a presença de um procedimento bastante comum em suas narrativas, que é o de escrever nas frestas, nas fissuras, do discurso bíblico, explorando o caráter literário e plurissignificativo desse texto tão importante e relevante para a cultura ocidental.
Referências
AUERBACH, Erich (2004). Mimesis. São Paulo: Perspectiva.
BARCELLOS, José Carlos (2019). Teologia e Literatura. In: CEIA, Carlos. E-dicionário de termos literários. Lisboa: [s.n]. Disponível em: http://edtl.fcsh.unl.pt/business-directory/7029/teologia-e-literatura/. Acesso: 18/02/2019.
Bíblia de Jerusalém (2015). 1ª ed. 10ª reimpressão. Tradução Benjamim Carreira de Oliveira (Judite, Eclesiástico); Euclides Martins Balacin (Eclesiastes); Luiz Inácio Stadelman (Jó) et al. Direção Editorial Paulo Bazaglia. São Paulo: Paulus.
CHAVES, Josué (2009). Versões e reverberações do sagrado em Júlio de Queiroz. 139 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
FERRAZ, Salma. As faces de Deus na obra de um ateu. Blumenau: Edifurb, 2012.
KUSCHEL, Karl-Josef (1999). Os Escritores e as Escrituras: retratos teológico-literários. Trad. Paulo Astor Soethe. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
LOPES, Adriana Dias (2013). “Se um gay busca Deus, quem sou eu para julgar”, diz papa. Disponível em: <https://veja.abril.com/mundo/se-um-gay-buscar-deus-quem-sou-eu-para-julgar-diz-papa> Acesso em: 18/02/2019.
MAGALHÃES, Antonio (2008). A Bíblia como obra literária. Hermenêutica literária dos textos bíblicos em diálogo com a teologia. In: Deuses em Poética. Belém: UEPA; Campina Grande: EDUEPB.
NERY, Antonio Augusto (2013). A Relíquia (Eça de Queiroz): Anticlericalismo e (anti)religiosidade para além da paixão de Cristo. Revista do Curso de Letras da UEPA, Belém, v. 1, n. 1. Disponível em: <https://paginas.uepa.br/seer/index.php/ribanceira/article/download/253/218.>. Acesso em: 25/01/2019.
QUEIROZ, Júlio (2006). Encontro de Abismos. Florianópolis: Insular, 2006.
QUEIROZ, Júlio (2014). Pelas frestas da caverna. Florianópolis: Edifurb.
QUEIROZ, Eça (2014). A Relíquia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
SARAMAGO, José (2006). O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Companhia das Letras: São Paulo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.