HERMENÊUTICA À BRASILEIRA: QUEM DISSE QUE ÍNDIO NÃO PENSA?

Authors

  • Flavio Schmitt EST
  • Eduardo Sales de Lima Faculdades EST

DOI:

https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n15p122-139

Keywords:

Hermenêutica, contexto, colonialidade

Abstract

O objetivo deste trabalho é propor um caminho hermenêutico à brasileira. Para isso, extrair-se-á reflexões hermenêuticas a partir das provocações presentes na narrativa sobre o índio Isaias, no livro Maíra de Darcy Ribeiro. A metodologia valer-se-á de elementos da reflexão pós/des-colonial. Primeiro, do texto à possibilidade de uma nova história. Toda hermenêutica é contextual, por isso, a imposição de uma perspectiva externa configura ato de violência. Em segundo, a narrativa nos provoca a questionar o método. O objetivo é estabelecer uma vigilância epistêmica capaz de perceber as estruturas universalizantes ocultas no próprio método. Terceiro, as provocações nos levam para o elemento central na elaboração de uma hermenêutica à brasileira: a perspectiva vivencial retratada por uma leitura pluralista. Ao término, constatar-se-á que uma hermenêutica à brasileira surge como proposta a um caminho de interpretação plural, não sem ambiguidades, mas direcionado a prática da inclusão e do diálogo inclusive com outras hermenêuticas.

Author Biographies

Flavio Schmitt, EST

Doutor em Ciências da Religião pela UMESP.

Professor na Faculdades EST (São Leopoldo)

Eduardo Sales de Lima, Faculdades EST

Especialista em dialogo Interreligioso no ITESC em 2008-2010, mestrado na faculdade EST, 2012-2013. Doutorando na EST 2016-

Docente de teologia desde 2001 em seminários Batista e da assembléia de Deus. Coordenador do curso de Teologia do CETAD parana. Professor convidado na PUC Paraná,  campos maringa.

Áreas de pesquisa, Bíblia,  Teologia, Primeiro e segundo testamentos.  

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Published

2018-07-14

How to Cite

Schmitt, F., & Lima, E. S. de. (2018). HERMENÊUTICA À BRASILEIRA: QUEM DISSE QUE ÍNDIO NÃO PENSA?. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 8(15), 122–139. https://doi.org/10.19143/2236-9937.2018v8n15p122-139