Aplicação do quadro teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo para a análise de Gênesis 2,4-17

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2023v29p160-185

Palabras clave:

Interacionismo Sociodiscursivo, Bíblia, Texto, Gênesis, Prefiguração do agir

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado sobre a aplicação do quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), para a análise da narrativa bíblica de Gênesis 2,4-17. A partir dessa análise, que se propõe exemplar, pretende-se explorar esse quadro de análise como recurso para a leitura e interpretação de textos bíblicos. Para isto, apresentamos, em primeiro lugar, as bases conceituais do ISD, sua assunção da linguagem enquanto aspecto central do desenvolvimento humano e, por isto, fundamental para uma ciência do humano. Em seguida, aplicamos esse modelo de análise ao excerto bíblico de Gênesis. Antes de cada etapa da análise, apresentamos brevemente sua conceituação, em geral a partir de textos de Bronckart. A cada etapa da análise alguns resultados de pesquisa já são discutidos, embora sejam compilados de forma mais sistematizada nas considerações finais. Podemos, assim, reunir indícios da potencialidade do quadro teórico-metodológico do ISD para a análise de narrativas bíblicas especialmente no que tange à avaliação dos modelos de agir nelas prefigurados.

Biografía del autor/a

Luzia Bueno, UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade São Francisco (USF) na cidade de Itatiba-SP Contato: luzia.bueno@usf.edu.br

Renato Adriano Pezenti, Universidade São Francisco

Mestre em Educação e professor na Universidade São Francisco (USF). Contato: renato.pezenti@gmail.com

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Publicado

2023-06-12

Cómo citar

Bueno, L., & Pezenti, R. A. (2023). Aplicação do quadro teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo para a análise de Gênesis 2,4-17. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 13(29), 160–185. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2023v29p160-185