“Chocolate”, o filme
espiritualidade, desejo e ética
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2023v29p111-130Palabras clave:
Espiritualidade, Desejo, Ética, Filme “Chocolate”Resumen
Neste artigo, refletimos sobre a contribuição do filme “Chocolate” para discussões acerca da ética, enfocando o tema do desejo. Lançado em 2000, foi dirigido por Lasse Hallström, com roteiro adaptado do livro Chocolat, de Joanne Harris. Filme que pode ser compreendido como uma narrativa sobre o desejo, numa dialética entre a tradição que fossiliza o presente e o novo – representado na trama por uma mulher que chega a uma pacata vila, acompanhada só por sua filha, e que, com sua culinária, promove uma revolução no desejo (que transforma o corpo) dos moradores do vilarejo. O filme problematiza uma compreensão antropológica, que implica grandes impasses discutidos pela ética, ainda hoje impactada pelo dualismo cartesiano. O filme “Chocolate ajuda na crítica a essa antropologia dualista, discutindo a dinâmica do desejo e desvelando sua dimensão profunda. Depois de uma problematização sobre a fundamentação antropológica da ética, apresentamos uma reflexão crítica sobre o desejo na tradição espiritual cristã. Finalmente, com base na teopoética de Rubem Alves, apontamos no filme elementos de uma concepção antropológica, que compreende o desejo como elemento central que dinamiza a vida humana, e que não deve ser negado, mas integrado à vivência de uma espiritualidade que inspire uma ética voltada para a defesa da vida. Metodologicamente, este artigo está baseado numa pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório, que trabalha com a perspectiva de que o cinema é uma linguagem muito apropriada para a revelação religiosa e para a discussão da religião.
Citas
ALVES, Rubem. O suspiro dos oprimidos. São Paulo: Paulinas, 1984.
ALVES, Rubem. Variações sobre a vida e a morte. São Paulo: Paulinas, 1982.
ALVES, Rubem. A gestação do futuro. Campinas: Papirus, 1986.
BOFF, Leonardo. Constantes Antropológicas e Revelação. REB, v. 32, n. 125, p. 36-37, mar. 1972.
CALVANI, Carlos Eduardo. Teologia e MPB. São Paulo: Loyola, 1998.
CHAUI, Marilena. Laços do desejo. In: NOVAES, Adauto (Org.), O Desejo. São Paulo, Cia das Letras, 1995, p.19-66.
CHOCOLATE . Lasse Hallström. São Paulo: Folha da Manhã, 2005. (1 DVD)
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade, I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1980.
GUSDORF, Georges. Tratado de Metafísica. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1960.
HAKER, Hille. O corpo perfeito: as utopias da biomedicina. Revista Concilium, n. 295, p. 8-18, 2002/2.
HARRIS, Joanne. Chocolat. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.
RUIZ, Esteban Ramírez. El camino de la interioridad en la búsqueda de Dios. In: LA BÚSQUEDA de Dios. La dimensión contemplativa de la espiritualidad agustiniana. Curso Internacional de Espiritualidad. Roma: Publicaciones Agustinianas, 1981.
SÉRVULO DA CUNHA, Mariana Palozzi. Movimento da Alma, invenção por Agostinho do conceito de vontade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
SANTO AGOSTINHO. A Trindade. São Paulo: Paulus, 1994.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Teoliteraria - Revista de Literaturas y Teologías (On Line) ISSN 2236-9937
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Teoliteraria - Revista Brasileira de Literaturas e Teologías es detentora de los derechos autorales de todos los artículos publicados por ella. La reproducción total de los artículos de ésta revista en otras publicaciones, o para cualquier otro fin, por cualquier medio requiere autorización por escrito del editor de este periódico. Reproducciones parciales de artículos (resúmenes, abstrac, más de 500 palabras de texto, tablas, figuras y otras ilustraciones) deberán tener permiso por escrito del editor y de los autores.