Uma leitura intertextual de ‘O que é amar um país’, de José Tolentino Mendonça
enraizamento, fragilidade e esperança
DOI:
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2025.73942Palabras clave:
José Tolentino Mendonça, Simone Weil, Enraizamento, Fragilidade, EsperançaResumen
O Cardeal José Tolentino Mendonça realiza uma leitura poética e teológica singular ao destacar, entre as obras de Luís de Camões e Herberto Helder, a palavra raiz como núcleo de reflexão simbólica. Ao fazê-lo, o autor propõe uma inversão da lógica tradicional associada a essa imagem, que costuma simbolizar força, estabilidade e permanência. Em seu discurso, O que é amar um país, sobretudo no contexto da pandemia de COVID-19, em 2020, Tolentino sugere que a raiz também pode representar vulnerabilidade e fragilidade, aspectos constitutivos da condição humana. Nesse diálogo intertextual, ele recorre ao texto O enraizamento, da filósofa Simone Weil, escrito durante a Segunda Guerra Mundial. A partir dessa interlocução, Tolentino reflete sobre o enraizamento como metáfora existencial e espiritual, evidenciando a tensão entre a necessidade de pertencimento e o reconhecimento da precariedade humana. Assim, este estudo busca analisar como os conceitos de fragilidade, enraizamento e esperança se articulam no pensamento de Tolentino, constituindo-se como eixos hermenêuticos para compreender a identidade humana em tempos de crise. Pretende-se demonstrar que, ao deslocar o sentido convencional de raiz, o autor oferece uma leitura profundamente ética e antropológica da experiência humana, em que a vulnerabilidade deixa de ser vista como limite para tornar-se uma possibilidade de abertura, solidariedade e reconstrução comunitária.
Citas
ABREU, Fábio Henrique. Religião e Kultursynthese. Considerações sobre a fundamentação sistemática da Teologia da Cultura de Paul Tillich. Revista Filosófica São Boaventura. V. 16, N. 2, 2022, p. 25-67.
ALBERTONI, Vivian. PEREIRA, Guilherme. Chico Buarque de Holanda: crítica histórica através da arte. Nau Literária. Vol. 1, N. 1, jul-dez 2005, p. 1-7.
BARCELLOS, José Carlos. Literatura e teologia: perspectivas teórico-metodológicas no pensamento católico contemporâneo. Numen. V. 3, N. 2, 2000, p. 9-30.
BARREIRA, Irlys Alencar Firmo. Sinfonias do cotidiano brasileiro (Poesia e música em Chico Buarque de Holanda). Revista de Ciências Sociais. V. 29, 1998, p. 92-108.
BUARQUE, Chico. Construção. Conheça a letra. Universal Music. YouTube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=cMwmBfEtiq0 Acesso em 08 mai 2025
CALDAS, Carlos. Teologia e literatura: profetismo secular em “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos. Cadernos de Teologia Pública. V. 1, N. 8. São Leopoldo: IHU/Unisinos, 2004, p. 5-10.
CAVALCANTE, Ronaldo. O som secular da religião: elementos religiosos na linguagem aberta e estética da prosa poética-musical buarqueana. Teoliterária. V. 8, N. 16, 2018, p. 321-347.
CAVALCANTE, Ronaldo (org.). Cultura, religião & sociedade em Chico Buarque de Hollanda. São Paulo: Recriar, 2019
CAVALCANTE, Ronaldo (org.). Essas mulheres. O protagonismo da mulher na canção de Chico Buarque. Memória. Imaginação. Luta. São Paulo: Recriar, 2021.
DUMER, Pablo Fernando. A busca por uma racionalidade da graça: a abordagem de Paul Tillich à modernidade e ao capitalismo. Perspectiva Teológica. V. 56, N. 3, 2024, p. 535-554.
GARCIA, Walter. Um mapa para se estudar Chico Buarque. Revista do IEB. N. 43, 2006, p. 187-202
HIGUET, Etienne Alfred. Atualidade da teologia da cultura de Paul Tillich. Correlatio. V. 18, N. 2, p. 11-25, 2019.
LEITE, Maria Jodailma. Borrando as fronteiras entre realidade e ficção: autoficção em Essa gente, de Chico Buarque de Holanda. Dissertação (Mestrado em Crítica Literária). São Paulo: Programa de Estudos Pós-graduados em Literatura e Crítica Literária, 2021.
LIMA, Roberto Gabriel Guilherme de. “Sou dessas mulheres que só dizem sim”: as mulheres descritas na poesia de Chico Buarque de Holanda. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada). Natal: Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009
LIMA, Alberto. Quem é essa mulher? A alteridade do feminino na obra musical de Chico Buarque de Holanda. Recife: CEPE, 2017
MANZATTO, Antonio. VILLAS BOAS, Alex. A espiritualidade não religiosa em algumas canções de Chico Buarque de Hollanda. In CAVALCANTE, Ronaldo (org.) Cultura, religião e sociedade em Chico Buarque de Hollanda. São Paulo: Recriar, 2019, p. 113.
MANZATTO, Antonio. A importância da palavra em Chico Buarque e no discurso teológico. Teoliterária. V. 10, N. 22, p. 104-121, 2020.
MANZATTO, Antonio. XAVIER, Donizete. AMORIM, Fernando de Oliveira (orgs.). 2 Franciscos. Por um novo humanismo poético e profético. Papa Francisco. Chico Buarque de Holanda. São Paulo: Recriar, 2021
MILES, Jack. Deus, uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
NOGUEIRA, Marcia Barbosa. O ensino de História e as músicas de Chico Buarque de Holanda: da escuta à produção de sentidos históricos na Escola Estadual Engenheiro Palma Muniz em Redenção – PA. Dissertação (Mestrado em Ensino de História). Araguaína: Programa de Pós-graduação em Ensino de História. Universidade Federal do Tocantins, 2018
OLIVER, Camila. Chico Buarque. O tempo, os temas e as figuras. Curitiba: Appris, 2013.
RIBEIRO, Célia Maria. “Pelas tabelas” – A arte de cantar os dramas da existência humana. Teoliterária. V. 10, N. 22, 2020, p. 491-507.
ROCHA, Abdruschin Schaeffer. Bondade não autorizada: a camuflagem do sagrado em Geni e o Zepelim de Chico Buarque. Teoliterária. V. 10, N. 22, p. 377-409, 2020
ROSSI, Luiz Alexandre. Da crítica social à construção de uma sociedade em que caibam todos nos profetas do AT e em Construção. In Cavalcante, Ronaldo (org.) Cultura, religião e sociedade em Chico Buarque de Hollanda. São Paulo: Recriar, 2019
SERRA E DEUS, Lílian Paula. As raízes do Brasil em Leite derramado, de Chico Buarque. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 53. Jan-Abr 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/elbc/a/x4chDKxTrb4mxgqnXV4f5mM/ Acesso 21 maio 2025
TILLICH, Paul. A Era Protestante. São Bernardo do Campo: Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Teoliteraria - Revista Brasileira de Literaturas e Teologías es detentora de los derechos autorales de todos los artículos publicados por ella. La reproducción total de los artículos de ésta revista en otras publicaciones, o para cualquier otro fin, por cualquier medio requiere autorización por escrito del editor de este periódico. Reproducciones parciales de artículos (resúmenes, abstrac, más de 500 palabras de texto, tablas, figuras y otras ilustraciones) deberán tener permiso por escrito del editor y de los autores.