A ciência moderna e o cansaço da vida
pensamentos sobre a finalidade da ciência e a estética de Fernando Pessoa
DOI :
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v26p53-75Mots-clés :
Fernando Pessoa, Ciência, ModernidadeRésumé
A ciência moderna tem oferecido muitas ferramentas de controle e manipulação da natureza e dos homens, mas a despeito dos discursos entusiastas ainda se nota negacionismos e irracionalidade no uso de instrumentos e produtos científicos. Por isso, é propício aos acadêmicos, sobretudo àqueles que trabalham com textos teológicos e/ou discursos religiosos pensar sobre o desgaste hermenêutico que o modelo científico moderno tem apresentado, e até que ponto é possível recuperar o fôlego criativo da ciência através da revitalização do discurso filosófico e literário. O objetivo deste texto é ensaístico e procura analisar a ciência moderna dentro de questões filosóficas antigas que remontam inclusive as origens comuns entre teologia e filosofia. Para tanto parte-se de um pequeno texto escrito por Fernando Pessoa como forma de pôr em questão os sentimentos de inquietação que toda a vida moderna suscita dentro dos seres humanos, a estética de Pessoa guarda um tipo único de misticismo, algo que internaliza as mudanças da mentalidade moderna inaugurada pelas descobertas da ciência moderna e ao mesmo tempo mostra um certo mal-estar intelectual frente a uma realidade carregada dos fados e enfados da vida.
Références
BÍBLIA, N. T. João e Romanos. In: A Bíblia Sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Corrigida. 4. ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.
DESCARTES, René [1596-1650]. Discurso do método. Tradução: Maria Ermantina Galvão. - São Paulo: Martins Fontes, 1996.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Vontade de Potência: ensaio de uma transmutação de todos os valores. (1906) In: http://www.afoiceeomartelo.com.br/posfsa/Autores/Nietzsche,%20Friedrich/Friedrich%20Nietzsche%20-%20Vontade%20de%20Pot%C3%AAncia.pdf
PESSOA, Fernando [1888-1935]. Livro do Desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. Org: Richard Zenith – 1. ed. - São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
PESSOA, Fernando [1888-1935]. Antologia Poética. AYALA, Walmir. (org.). SEFFRIN, André. (coord.). Ed. especial, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.
RUSSEL, Bertrand. História da filosofia ocidental. Tradução de Brenno Silveira – São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1957.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.