A DOCÊNCIA E SUAS REPRESENTAÇÕES: UM OLHAR EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE HISTÓRIA E LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Autores

  • Adriana Regina de Jesus Santos Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Formação Docente. Docência. Representações Sociais. Identidade. Fazer Docente. Currículo.

Resumo

O presente artigo, intitulado “A docência e suas representações: um olhar em relação aos cursos de História e Letras da Universidade Estadual de Londrina”, tem como objetivo identificar e analisar as representações dos alunos dos referidos cursos em relação ao ser e fazer docente. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo. Participaram da pesquisa de campo alunos dos 1º e 4º anos dos cursos de História e Letras, tendo como finalidade perceber sua representação no que se refere ao ser professor e sua profissão. Para analisar a fala dos alunos, faz-se saber que a metodologia de pesquisa utilizada teve como parâmetro a Análise do Discurso. Verificou-se, por meio desta análise, que as representações do professor e de sua profissão relacionaram-se a algo vocacionado e também de precarização do trabalho docente. Outro aspecto relevante a destacar é que foi possível constatar, por meio da fala dos discentes, que estes reproduziram um discurso oriundo do senso comum, sem terem uma reflexão crítica desta reprodução, ficando claro que cabe um debate e um repensar nestes cursos e na elaboração de seu currículo.

Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Sociologia da Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora da Universidade Estadual de Londrina, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Currículo, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem e Avaliação da Aprendizagem. Atualmente está na Direção Geral do Colégio Aplicação - orgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina. Atua como docente em cursos de Pós Graduação na área de educação e ministra cursos referentes à formação de professores. Participou como pesquisadora master no Projeto Aprova Brasil - O Direito de Aprender: Boas práticas em escolas públicas avaliadas pela Prova Brasil em parceria com o MEC, INEP e UNICEF. Membro do Conselho Municipal de Educação da cidade de Londrina/PR - Gestao 2012/2015, como representante das Instituiçoes de Ensino Superior (Segmento dos Prestadores de Serviço em Educaçao).

Downloads

Publicado

2015-09-30

Edição

Seção

Artigos