COAPRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM AMBIENTES ABERTOS MASSIVOS

Cíntia Regina Lacerda Rabello, Alexandra Okada

Resumo


Este artigo investiga como ambientes abertos massivos podem potencializar a coaprendizagem e a coinvestigação contribuindo para o desenvolvimento profissional docente na sociedade do conhecimento. A pesquisa qualitativa de natureza interpretativista foi realizada a partir da observação participante em um fórum aberto de discussão no Encontro Internacional de Educação 2012-2013, que contou com a participação e colaboração de docentes em diferentes países como Brasil, Espanha, Portugal e Reino Unido em torno da discussão sobre novos enfoques para a avaliação no século XXI. A análise de conteúdo das mensagens postadas no fórum e de anotações de campo identificou as competências que emergiram no ambiente e que potencializaram o desenvolvimento profissional dos docentes com base no modelo de análise de competências para a coaprendizagem e a coinvestigação de Okada et. al. (2014). As interações e o compartilhamento de recursos, experiências e práticas no ambiente aberto mostraram-se fundamentais para a coaprendizagem dos participantes e o consequente desenvolvimento profissional dos mesmos, sendo que as competências que emergiram em maior intensidade foram relacionadas à literacia digital e a comunicação-colaboração.


Palavras-chave


coaprendizagem; desenvolvimento profissional docente; ambientes abertos massivos; competências

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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