A ARTICULAÇÃO ENTRE PAULO FREIRE E HERBERT MARCUSE: EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SOROCABA-SP

Autores

  • Gabriel Ribeiro Demartini Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba
  • Antonio Fernando Gouvêa da Silva Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba

Palavras-chave:

Paulo Freire, investigação temática, educação sexual

Resumo

A articulação da concepção educacional de Freire com a visão de sexualidade emancipatória de Marcuse foi concebida como subsídio para a construção curricular libertadora na tentativa de superar limites observados na prática convencional da Educação Sexual no ensino de Ciências. Para tanto, foi realizada uma investigação temática em uma escola estadual de Sorocaba-SP para obter um tema gerador capaz de nortear a construção de uma programação curricular. Recorreu-se a análises documentais, observações de campo e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. A partir das concepções da comunidade caracterizou-se como tema gerador Gravidez na adolescência não é problema aqui não...”. A articulação entre Freire e Marcuse possibilitou o vislumbre de uma programação com perspectiva emancipatória, em que educadores e educandos se encontram para, dialogicamente, transformar sua realidade numa relação praxiologicamente coerente com um projeto pedagógico humanizador. A proposta se mostrou com potencialidade para a superação dos limites identificados no currículo de Educação Sexual implementada em redes públicas de ensino.

Biografia do Autor

Gabriel Ribeiro Demartini, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba

Gabriel Ribeiro Demartini é mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal de São Carlos –campus Sorocaba-SP, onde também obteve a Licenciatura em Ciências Biológicas. Pesquisador do Grupo de Integração entre Pesquisa e Ensino de Ciências (GIPEC) – UFSCar e professor da educação básica.

Antonio Fernando Gouvêa da Silva, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba

Antonio Fernando Gouvêa da Silva é doutor  em Educação, professor adjunto e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos – SP. Pesquisador e coordenador do Grupo de Integração entre Pesquisa e Ensino de Ciências (GIPEC). Desenvolve pesquisa sobre o legado de Paulo Freire junto à Cátedra Paulo Freire da PUC-SP. Atua na linha de pesquisa sobre políticas de currículo.

Downloads

Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"