A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: RUMOS E DESAFIOS DIANTE DA REFORMULAÇÃO DAS LICENCIATURAS
Resumo
O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tendo como foco a Licenciatura do Curso de Ciências Biológicas da PUC-Campinas. Tem por objetivo investigar a problemática que envolve a formação do futuro professor de Ciências e de Biologia, não apenas em nível teóricoprático, mas também social, afetiva e relacional. Para isso, obteve-se aporte teórico da Legislação atual e dos diferentes autores da área de Formação de Professores. Utilizou-se, como instrumentos de pesquisa, o questionário aplicado pela COGRAD/CAINST – Comissão de Avaliação Institucional – junto aos docentes do Curso, e o questionário aplicado pela mesma Comissão junto aos alunos da Faculdade de Ciências Biológicas, direcionado a avaliar a Qualidade de Ensino e Aprendizagem que tem sido oferecida. Quanto à metodologia da pesquisa, optou-se por uma análise qualitativa, inscrita em mecanismos de uma análise documental apoiada nas opiniões e concepções dos sujeitos. Evidenciou-se uma necessidade de maior convergência do curso em relação à formação de professores na área e o desinteresse dos graduandos quanto à atuação no magistério no Ensino Fundamental e Médio, ressaltando a constituição de um profissional apenas técnico, mas que, em vista de uma conjuntura sócio-político-econômica, acaba por abraçar a licenciatura como uma segunda opção de mercado de trabalho.
Palavras-chave
Universidade; Docência; Formação de Professores; Licenciatura;
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Revista e-Curriculum e-ISSN 1809-3876
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