O PAPEL DO DIRECTOR DE TURMA NA RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO

Susana Alho

Resumo


As dificuldades de comunicação, de relacionamento e sobretudo de desenvolvimento de estratégias de cooperação entre a escola e a família são hoje amplamente discutidas. Diversas vezes a relação entre pais e professores, tem sido pautada por conflitos de interesses causando constrangimentos a nível relacional. Consideramos que a escola tem responsabilidades na aproximação e na abertura às famílias promovendo um clima favorável à aprendizagem. Mas isto só será possível se houver um conhecimento aprofundado e sistematizado das famílias dos alunos. Pretendemos dar a conhecer os resultados de uma investigação desenvolvida em escolas do 2º e 3º ciclos em que se construiu um Instrumento de Observação e Análise da Relação Educativa que permitisse testar o Modelo Explicativo Teórico que equacionámos. Este, baseia-se no pressuposto de que a actuação do director de turma influencia o conhecimento que a escola tem das famílias dos alunos e promove a relação escola-família.

Palavras-chave


Relação Escola-Família; Director de Turma; Estratégias de aproximação às famílias.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais