A prática com o laptop na escola e a evolução no uso pedagógico das TDIC pelos professoresLaptop practice at school and the pedagogical evolution of DCIT use by teachers

Maria Elizabeth Bianconcini De Almeida, Nelson Morato P. De Almeida

Resumo


Este trabalho apresenta parte de uma investigação sobre a análise do uso do laptop educacional em escolas públicas de ensino fundamental, mediante o olhar de professores registrado por meio de respostas a um questionário com questões objetivas. O foco das análises incide sobre as questões relacionadas aos tipos de atividades pedagógicas realizadas pelos professores com seus alunos ao fazer uso do laptop em sala de aula, a frequência com que ocorreram esses usos e os recursos utilizados. Por meio de um processo de análise de dados multidimensional com o uso do software CHIC são estabelecidas relações entre as práticas realizadas e o possível estágio de evolução no uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação - TDIC pelos professores, identificando-se como resultados os estágios de adaptação, apropriação e inovação.

 

This study presents a partial research on the analysis of laptop use in educational context at Elementary public schools from the teachers’ perspective, as documented through their replies to a direct-question questionnaire. The focus of analysis is set on questions related to the types of pedagogical activities as performed by the teachers with their students while using laptops in the classroom, and also the frequency of use and resources applied. Using a multidimensional data analysis with CHIC software, relations were established between performed practices and the expected stage of evolution in the pedagogical use of digital communication and information technologies – DCIT - by the teachers, identifying the results in three stages, namely adaptation, appropriation and innovation.


Palavras-chave


Laptop na escola; Integração de tecnologias na prática pedagógica; Currículo e tecnologias; Inovação

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