ACERVOS E ARQUIVOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: POSSIBILIDADES PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
COLLECTIONS AND ARCHIVES IN RIO DE JANEIRO CITY: POSSIBILITIES FOR RESEARCH IN HISTORY OF MATHEMATICS EDUCATION

Flavia Soares

Resumo


Resumo

Em seu conhecido artigo “A Cultura Escolar como objeto histórico”, Dominique Julia afirma que “o historiador sabe fazer flechas com qualquer madeira”. Felizmente quando essa madeira é de boa qualidade e farta, o historiador tem a possibilidade de ter em suas mãos muitos meio para tentar (re)construir  o passado. É fato que o Rio de Janeiro é um foco privilegiado de análise por sediar importantes instituições que mantém acervos sobre vários acontecimentos importantes aqui passados, dentro os quais a Biblioteca Nacional, o Arquivo Nacional, o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre as possibilidades de pesquisa em História da Educação Matemática tomando o Rio de Janeiro como foco e as pesquisas da autora como exemplos.

Abstract

In his well-known article "The School Culture as a historical object," Dominique Julia states that "the historian knows how to make arrows with any wood". Fortunately when this wood is of good quality and abundant, the historian has the chance to get their hands on many means to try to (re) construct the past. It is a fact that Rio de Janeiro is a prime focus of analysis for hosting important institutions that keep collections of several major past events here, as Bilblioteca Nacional, the Arquivo Nacional, the Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. This paper aims to present some reflections on the possibilities of research in mathematics education history taking Rio de Janeiro focused and research of the author as examples.


Palavras-chave


História da Educação Matemática, Acervos e Arquivos, Rio de Janeiro

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA