Média aritmética em diferentes situações: identificando níveis de interpretação de estudantes do Ensino Fundamental
Arithmetic mean in different situations: identifying elementary school students´ interpretation levels

Robson Da Silva Eugênio, Liliane Maria Teixeira Lima Carvalho, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro

Resumo


Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que analisa interpretações de estudantes do Ensino Fundamental sobre o conceito de média aritmética simples em diferentes situações. Participaram 8 estudantes do 5º ano e 8 estudantes do 9º ano. Eles responderam a um instrumento diagnóstico envolvendo elementos conceituais sobre média aritmética nas situações de pesquisa: contexto familiar, mídia, interpretação de gráficos e cálculo da média. As suas respostas foram categorizadas em quatro níveis: preestrutural, uniestrutural, multiestrutural e relacional. Os estudantes de ambos os anos de escolarização avançaram nos níveis de resposta dadas ao teste, mas os estudantes do 9º ano avançaram mais, colocando assim em evidência a importância do processo de escolarização na construção do conceito da média aritmética.

 

Abstract

This article presents results of a study about the interpretations of elementary school students of arithmetic mean in different situations. The participants were 08 students from 5th grade and 08 students from 9th grade. They answered a diagnostic test with conceptual elements of arithmetic mean in research situations denominated: family context, media, interpreting graphs and averaging. Their responses were categorized into four levels: preestructural, uniestructural, multiestructural and relational. Students from both school years had an improvement of their levels of responses, but 9thgrade students had an improvement more substantial, thus putting in evidence the importance of the educational process in the construction of the concept of arithmetic mean.


Palavras-chave


Média aritmética, Educação Estatística, Situações de interpretação da média aritmética.

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