Julgando sob incerteza: heurísticas e vieses e o ensino de probabilidade e estatística
Judging under uncertainty: heuristics and biases and teaching of probability and statistics

Claudio R. Oliveira, Lisbeth Kaiserlian Cordani

Resumo


Resumo

Este artigo procurou apresentar as heurísticas e vieses de Representatividade e de Disponibilidade que podem levar a conclusões enganosas, e que estão ligadas ao julgamento e/ou previsão de cenários de incerteza. O ensino de probabilidade e estatística no ensino médio no Brasil tem se voltado à forma matemática da teoria, sem discussões e situações práticas que permitiriam uma visão consistente da teoria, facilitando o aparecimento destes vieses. A análise constou da aplicação de um pré-teste, seguida de discussões e atividades na área de probabilidade e estatística, finalizando com um pós-teste, para analisar o raciocínio de alunos do ensino médio diante de padrões que podem levar a erros de julgamento. A resistência das heurísticas foi verificada de forma mais expressiva em um determinado tipo e moderadamente em outro.

 

Abstract

This paper aimed to present the heuristics and biases of Representativity and Disponibility, which, to a greater or lesser extent, may lead to misleading conclusions, and which are linked to the judgment and/or prediction of uncertainty scenarios. The teaching of probability and statistics in secondary education in Brazil has turned to the mathematical form of theory, without discussions and practical situations that would allow a consistent view of theory, facilitates the appearance of biases. The analysis consisted of the application of a pre-test, followed by discussions and activities in the area of probability and statistics, ending with a post-test, to analyze the reasoning of high school students against standards that can lead to errors of judgment. The heuristic resistance was verified more expressively in one type and moderately in another.


Palavras-chave


Ensino de Estatística, Heurísticas, Vieses, Falácias, Probabilidade.

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