O enunciado “é importante formar sujeitos críticos e reflexivos” nas tramas discursivas da modelagem matemática: uma problematização
The statement “it is importante to form critical and reflective subjects” in the discursive matches of mathematical modeling: a problematization

Maria Carolina Machado Magnus, Ademir Donizeti Caldeira, Claudia Glavam Duarte

Resumo


O presente artigo tem por objetivo problematizar, a partir da exterioridade, as condições que possibilitaram a entrada na ordem do discurso da Modelagem Matemática de um enunciado que foi se constituindo como uma das “verdades” quase inquestionáveis neste campo: é importante formar sujeitos críticos e reflexivos. Os aportes teórico-metodológicos vinculam-se às teorizações do filósofo Michel Foucault. O material analítico abrange teses, dissertações e anais da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. A análise desses materiais evidenciou que a emergência do enunciado em questão está entrelaçada a outras tramas discursivas: política, econômica, educacional e cultural. Pudemos concluir que a Modelagem não objetivaria, apenas, ensinar Matemática, ela se tornaria, também, um espaço de fabricação de subjetividades. Ela seria, também, uma questão de identidade.

Palavras-chave


Modelagem Matemática; Sujeito Crítico e Reflexivo; Enunciado; Identidade

Texto completo:

PDF

Referências


FOUCAULT, M.. Verdade e poder. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 2011a.

_____. Nietzsche, a genealogia e a história. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 2011b.

______. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Trad. Raquel Ramalhete. 41ªed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

______. A Arqueologia do Saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 8ª ed. 3ª tiragem. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a.

______. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014b.

_____. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014d.




DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p023-043

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA