(Res)Significando gráficos estatísticos no ensino fundamental com o software SuperLogo 3.0.

Everton José Goldoni Estevam, Monica Fürkotter

Resumo


Resumo
Muitas das pesquisas relacionadas à Educação Estatística têm evidenciado dificuldades por parte dos alunos quanto ao desenvolvimento de habilidades no que concerne à construção, leitura e interpretação de dados representados por meio de gráficos. Como alternativa, apresentamos neste trabalho uma discussão quanto às características e contribuições do software SuperLogo 3.0 para a atribuição de sentido a essas representações, bem como para a compreensão e tomada de consciência quanto aos conceitos matemáticos nelas implícitos. Os resultados apontam que a estrutura de linguagem de programação desse software favorece a (res)significação da construção de gráficos e, consequentemente, o desenvolvimento das competências necessárias para a interpretação adequada dessas representações.

Abstract
Many of the research related to Statistics Education have shown difficulties by the students as to skills development in the construction sector, reading and interpretation of data represented by graphs. Alternatively, we present a discussion on the characteristics and contributions of SuperLogo 3.0 software for assigning meaning to these representations, and for the understanding and awareness of how the mathematical concepts implicit in it. The results indicate that the structure of software programming language that favors the (re)meaning of construction of graphs and hence the development of skills necessary for the proper interpretation of these representations.
Keywords: Statistical Graphs, Statistics Education, SuperLogo 3.0, Secondary School.

Palavras-chave


Gráficos; Educação Estatística; SuperLogo 3.0

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