Proporcionalidade: um olhar a partir da TAD
Proportionality: a look from ATD

Maria Sônia Melo Vieira, Marcelo Câmara dos Santos

Resumo


Este estudo tem por objetivo identificar em textos acadêmicos as razões de ser e a ecologia didática da proporcionalidade. Trata-se aqui, de um recorte de uma pesquisa em andamento no âmbito do Curso de Doutorado. Tomamos como aporte teórico/metodológico elementos da TAD, relacionados a ecologia didática de um saber. Partimos do questionamento: como se dá a ecologia deste saber na literatura acadêmica? Os resultados preliminares apontaram que as razões de ser, deste saber encontra-se no desenvolvimento do raciocínio proporcional principalmente junto ao ensino dos saberes razão, proporção e função linear. A perspectiva didática mais apontada é a resolução de problemas em contextos variado fazendo articulação com o estudo dos números racionais. A proporcionalidade, no ecossistema Matemática da Educação Básica, habita principalmente as subáreas Álgebra, Geometria e Aritmética. E tem como nicho ecológico: razão, proporção, semelhança e função linear.


Palavras-chave


TAD. Ecologia didática. Razões de ser. Proporcionalidade.

Texto completo:

PDF

Referências


BEN-CHAIM, D., ILANY, B. e KERET, Y. Atividades Investigativas Autênticas” para o

Ensino de Razão e Proporção na Formação de Professores de Matemática para os Níveis Elementar e Médio. Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, nº 31, 2008, p. 125 a 159.

BONGIOVANNI. V. As duas maiores contribuições de Eudoxo de Cnido “a teoria das proporções e o método da exaustão”. Revista Ibero-americana de Educação Matemática. 2005. Nº 02, p. 91 – 110.

BORTOLOTI, R. D. M; BARBOSA, J. C. Matemática para o ensino do conceito de proporcionalidade a partir de um estudo do conceito. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.20, n.1, pp. 269-293, 2018

CHAACHOUA, H. Le role de l’analyse des manuels dans la Theorie Antopologique du Didactique. 2014. . Arquivo digital.

CHEVALLARD, Y. Les processus de transposition didactique et leur theorisation. 1994. Arquivo eletrônico.

________________. Questions vives, savoirs moribonds: le problème curriculaire aujourd’hui: 1997. Arquivo eletrônico.

________________. La didactique, dites-vous? Education& didactique, 4.1, outubro de 2010, 139-146.

COMIN, E. Proportionnalité et fonction linéaire. Caracteres, causes et effets didactiques des évolutions et didactitiques des évollutions et des réforms dans la scolarité obligatoire. Thése presentée à l’Universite Bordeaux I. 2000.

COSTAS, M. DOS S. & ALLEVATO. N. S, G. O Conceito de Proporcionalidade através da Resolução de Problemas de Geometria: perspectivas didáticas de (futuros) professores de Matemática em formação inicial. www2.rc.unesp.br/gterp/sites/default/ files/artigos/ trab_completo_manoel.pdf. Acesso em 03.01.17

FONSECA, J. C. P. Variação-proporção: um novo formato para apresentação de dados. Revista Administração Empresarial, Out 1974, vol.14, no.5, p.74-79. ISSN 0034-7590. 2018. Arquivo digital.

IMENES, L. M. A Proporcionalidade sob o Ponto de Vista da Transposição Didática com Luiz Márcio Imenes pelas pesquisadoras Changkuo Rodrigues e Dayane Cristina Rocha Tinoco. Cadernos da Educação Básica, vol. 1, n. 3, janeiro 2017.

MELO, M. S. L. de. Um estudo sobre o ensino e aprendizagem do conceito de escala, no quarto ciclo do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro de Educação. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2004.

POST, R. T; BEHR, J. M. E; LESH. R. A Proporcionalidade e o desenvolvimento de noções pré-álgebra. São Paulo: Atual, 1995.

ORDOÑEZ. E. A. S. Razones, proporciones y proporcionalidade en una situacón de reparto: una mirada desde la Teoría Antropológica de lo Didáctico. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa (2013) 16 (1): 65-97.

SANTOS, M; MENEZES, M. B. A Teoria Antropológica do Didático: uma Releitura Sobre a Teoria. Perspectivas da Educação Matemática – UFMS – v. 8, número temático – 2015.

SPINILLO, A. G. Papel de Intervenções Específicas na Compreensão da Criança sobre Proporção. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2002, 15(3), pp. 475-487.




DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p514-528

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA