Pesquisa sobre a viabilidade da proposta de uma Atividade baseada em um Processo de Criação do Aluno (APCA)
>Research on the viability of proposing an Activity based on a Student Creation Process (ASCP)

Teodora Pinheiro Figueroa, Saddo Ag Almouloud

Resumo


Este trabalho refere-se ao estudo e pesquisa sobre a viabilidade de uma Atividade baseada em um Processo de Criação do Aluno (APCA) que visa investigar se o aluno, após se apropriar do saber, é capaz de criar o seu próprio problema e, encontrar soluções para o mesmo. Este estudo e pesquisa envolve a análise desta atividade à luz da Teoria das Situações Didáticas (TSD) e da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A partir da TSD, investigou-se as situações didáticas que este tipo de atividade proporciona e, as interações entre aluno, professor e o meio. Através da TAD, analisamos as praxeologias da atividade matemática proposta. Os resultados mostraram que a APCA proporciona o desenvolvimento de habilidades como criatividade, inovação e pesquisa em um processo de mobilização do saber matemático, fundamental para a aprendizagem.


Palavras-chave


Processo de Criação do Aluno, Teoria das Situações Didáticas, Teoria Antropológica do Didático

Texto completo:

PDF

Referências


ALMOULOUD, S, A. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Editora UFPR, 2007

ARAUJO, A.J. O Ensino de Álgebra no Brasil e na França: Um Estudo Sobre o Ensino de Equações do 1. Grau à Luz da Teoria Antropológica do Didático. (Tese de Doutorado). UFPE, 2009.

ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 9, n. 3, p. 281-308, 1988.

BARBOSA, M.S.S. O papel da escola: Obstáculos e desafios para uma educação transformadora. (Dissertação de Mestrado). UFRGS, 2004.

D.G.Zill, M.R. Cullen. Equações Diferenciais. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008,

p. 70.

DULLIUS, M.M.;VEIT, E.A.; ARAUJO, I.S. Dificuldades dos Alunos na Aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.2, p.207-228, 2013.

MORÁN, J. Mudando A Educação com Metodologias Ativas. In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens,. Org. SOUZA, C.A.; MORALES, O.E.T, UEPG/PROEXT, 20015, vol.11, p.15.




DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p428-444

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA