PAULO FREIRE NA ATUALIDADE: LEGADO E REINVENÇÃO

Autores

  • Ana Maria Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Palavras-chave:

Paulo Freire, políticas e práticas de currículo, gestão, formação de educadores, educação de jovens e adultos

Resumo

Este texto apresenta a pesquisa que investiga a materialidade e a reinvenção do legado freireano, na atualidade, em espaços públicos de educação, na realidade brasileira. Tendo como contexto de origem a Cátedra Paulo Freire da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), essa pesquisa vem sendo realizada, com apoio do CNPq, por pesquisadores de 14 programas de Pós-Graduação em Educação, sediados em 10 estados brasileiros. Este artigo relata o processo e os resultados da 2ª edição dessa pesquisa, desenvolvida no período 2012 a 2015. O quadro de referência dessa investigação é a pedagogia freireana, com destaque dos quatro eixos que balizaram a política educacional da gestão Paulo Freire, em São Paulo (1989-1992):  currículo, gestão democrática, formação de educadores e educação de jovens e adultos. Duas linhas de trabalho foram definidas para a   produção dos dados.  A primeira delas caracterizou-se pela análise de dissertações e teses realizadas com e a partir de referenciais freireanos e, a segunda, consistiu no desenvolvimento de pesquisas empíricas.  Com abordagem qualitativa, a metodologia incluiu as modalidades de estudo de caso e pesquisa -ação. Este artigo sintetiza os resultados desses estudos, coordenados pela equipe de pesquisadores. Os resultados da pesquisa demonstraram que o pensamento de Paulo Freire continua vivo e atual, oferecendo contribuições relevantes para as políticas e práticas educativas. A pedagogia freireana   penetra diferentes áreas e subáreas do conhecimento e se alonga em diferentes campos de estudo, aproximando-se de problemáticas contemporâneas.

Biografia do Autor

Ana Maria Saul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo., onde coordena a Cátedra Paulo Freire. Tem experiência na área de Educação, orientando e desenvolvendo pesquisas sobre : políticas públicas, currículo, formação de educadores e avaliação educacional.

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Publicado

2016-04-12

Edição

Seção

Dossiê Temático - "O pensamento de Paulo Freire: legado e reinvenção - uma pesquisa a várias mãos"