<strong>AVALIAÇÃO DO INSTRUMENTO DE ADEQUAÇÕES CURRICULARES NA ORGANIZAÇÃO DE AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS</strong>

Autores

  • Lucia Pereira Leite Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista - Unesp/Bauru-SP
  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista - Unesp/Marília-SP

Palavras-chave:

adaptações curriculares - adequações curriculares - educação inclusiva.

Resumo

Com o objetivo de revisar a utilização de um documento de adaptações curriculares individuais, recurso didático-metodológico, proposto para favorecer o desenvolvimento acadêmico de alunos com necessidades educacionais especiais que frequentam o ensino regular, procurou-se investigar como os professores da sala comum avaliaram as suas ações didático-pedagógicas, planejadas no referido documento, em duas grandes áreas de conhecimento – Língua Portuguesa e Matemática. Participaram deste estudo 38 professores de 1a a 4a séries do ensino fundamental e 12 professores especializados, que atendiam a 54 alunos com histórico de dificuldades acentuadas de aprendizagem e/ou suspeita de deficiência, numa rede municipal de ensino do oeste paulista. Foi possível identificar aspectos importantes no trato pedagógico com esses alunos, demonstrando que o uso de adequações curriculares pode ser entendido como promotor da educação inclusiva, estimulando a progressão educacional desse alunado na escola comum.

Biografia do Autor

Lucia Pereira Leite, Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista - Unesp/Bauru-SP

Lucia Pereira Leite: Psicóloga, Doutora em Educação – Professora do Depto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem – FC/Unesp-Bauru-SP .

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista - Unesp/Marília-SP

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins: Pedagoga, Doutora em Educação - Professora do Depto. de Educação Especial - FFC - Unesp/Marília-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos