A COAPRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS EM UM AMBIENTE DE COINVESTIGAÇÃO PARA PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS

Alexandre Marino Costa

Resumo


O artigo tem como objetivo descrever a percepção dos participantes sobre os elementos constitutivos de um curso online para propiciar a coaprendizagem na formação de Gestores Públicos em um ambiente de coinvestigação para Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI). Este estudo examina quais as características do design do ambiente e qual o papel da docência para formar gestores colaborativos e reflexivos com novas tecnologias. A metodologia foca no estudo qualitativo e descritivo, com suporte das interfaces tecnológicas utilizadas no curso de formação. O ambiente virtual utilizado foi o weSPOT “Aprendizagem Colaborativa na formação de Gestores Públicos”, com 118 membros, especialistas e docentes do Brasil e Reino Unido, utilizando dispositivo móvel e o aplicativo “personal inquiry manager”. Após a interação dos participantes, observou-se a contribuição de 43 atores. As reflexões e discussões apresentadas durante o curso foram sistematizadas em mapas, utilizando o ambiente LiteMap. Os resutados indicam que o design e a docência propiciam a coaprendizagem com base na coeinvestigação, incluindo vantagens, desafios e recomendações para educadores, facilitadores e designers de cursos on-line com ambientes de coinvestigação.


Palavras-chave


Estilos de Coaprendizagem. Ambientes de coinvestigação. Tecnologias móveis. Pesquisa e inovação responsáveis. Formação online.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p445-466

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

  • Nacionais

CNEN LivRe        Periódicos CAPES        Educ@        IBICT

  •  Internacionais

Latindex        Dialnet      DOAJ      Google Acadêmico       REDALyC

SJLibrary.org            UNC University Libraries             WorldCat