<strong>DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A PRÁTICA REFLEXIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS NO NÍVEL STRICTO SENSU NO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE </strong>

Autores

  • Kelen dos Santos Junges Centro Universitário de União da Vitória
  • Marilda Aparecida Berrens PUCPR
  • Patricia Lupion Torres PUCPR

Palavras-chave:

Paradigma da Complexidade - Formação do Docente Universitário -Desenvolvimento Profissional.

Resumo

Este artigo foi elaborado partindo da vivência no projeto de pesquisa “A Prática Pedagógica dos Professores Universitários” vinculado ao grupo de pesquisa “Paradigmas Educacionais na Formação de Professores” (PEFOP), que investiga a prática pedagógica, a formação de professores e os referenciais que alicerçam a ação docente. Relata-se a pesquisa-ação realizada nos encontros do “Seminário de Aprofundamento” da linha de pesquisa “Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores” de um Programa de Pós-Graduação em Educação stricto sensu de uma universidade de grande porte no Estado do Paraná. Do processo de investigação participaram quatro doutorandas que atuam na docência no ensino superior, mediadas por duas professoras pesquisadoras que coordenam o grupo Pefop. Os estudos aconteceram durante quinze encontros semanais de três horas cada. A pesquisa-ação abrangeu os referenciais teóricos que subsidiam o desenvolvimento profissional do docente universitário no paradigma da complexidade. Este artigo tem com objetivo apontar os indicadores que sustentam uma prática reflexiva como subsídio para o desenvolvimento profissional do docente universitário no paradigma da complexidade. A metodologia adotada pelo grupo propôs como foco central a vivência das doutorandas num processo formativo e reflexivo organizado pelos próprios participantes que se constituiu em diferentes fases. Os relatos dos participantes apontam que a reflexão conjunta é um componente fundamental para a promoção de um desenvolvimento profissional contínuo, crítico e transformador. Por meio desse processo realizado na pós-graduação stricto sensu em Educação, cria-se um espaço possível para o desenvolvimento profissional e a possibilidade de reconstrução da ação docente num paradigma inovador.

Biografia do Autor

Kelen dos Santos Junges, Centro Universitário de União da Vitória

Doutoranda em Educação na PUCPR Professora e Diretora Acadêmica do Centro Universitário de União da Vitória

Marilda Aparecida Berrens, PUCPR

Doutora em Educação pela PUCSP Docente no Programa de pós graduação em Educação da PUCPR

Patricia Lupion Torres, PUCPR

Doutora em Engenharia de Produção, Mídia e Conhecimento na PUCPR Docente no Programa de pós graduação em Educação da PUCPR

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Publicado

2012-04-02

Edição

Seção

Artigos