Aspectos filosóficos, psicológicos e políticos no estudo da Probabilidade e da Estatística na Educação Básica <br> Philosofical, phisicological and political aspects in study of probability and statistics in Elementary, Middle and High School

Autores

  • Celi Espasandin Lopes Universidade Cruzeiro do Sul
  • Leandro de Oliveira Souza Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Educação Estatística. Currículo de Matemática. Probabilidade e Estatística. Ensino Fundamental.

Resumo

Resumo

Este artigo visa a uma discussão sobre aspectos filosóficos, psicológicos e políticos relacionados ao ensino de Probabilidade e Estatística. Busca-se promover questionamentos sobre o desenvolvimento do estudo dessas temáticas no currículo da Educação Básica. Realizou-se um levantamento bibliográfico para discutir as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas para o desenvolvimento dos raciocínios estatístico e probabilístico. O processo analítico sobre esses referenciais foi interpretativo e buscaram-se convergências a partir de múltiplas leituras dos referenciais teóricos, a fim de apontar indicadores dos conceitos e dos procedimentos probabilísticos e estatísticos que poderão ser considerados na elaboração e na efetivação dos currículos de matemática.


Abstract

This article aims to raise a discussion about philosophical, psychological and political aspects related to Probability and Statistics teaching. It seeks to promote questions about the development of the study of these subjects in the curriculum of Elementary, Middle and High school. A bibliographic survey was carried out to discuss theoretical and methodological approaches used to development of statistical and probabilistic reasoning. The analytical process on these references was interpretive and sought convergence from multiple readings on the theoretical references in order to point out indicators about concepts probabilistic and statistical procedures that can be considered in the elaboration and effectiveness of mathematics curricula.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celi Espasandin Lopes, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Educação: Universidade Cruzeiro do Sul, Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Leandro de Oliveira Souza, Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática: Universidade Federal de Uberlândia, Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Amazonas e Universidade Federal de Uberlândia

Referências

ARAÚJO, Péricles C.; IGLIORI, Sonia B. O problema epistemológico da probabilidade. Caderno da Física da UEFS, Feira de Santana, v. 11, n. 12, p. 57-75, 2013. Disponível em: http://dfis.uefs.br/caderno/vol11n12/Artigo05PericlesProbabilidade.pdf. Acesso em: set. 2016.

BATANERO, Carmen et al. Research on teaching and learning probability. Switzerland: Springer International Publishing, 2016. Disponível em: http://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-319-31625-3_1#page-2

BEN-ZVI, Dani; GARFIELD, Joan. Statistical literacy, reasoning, and thinking: goals, definitions, and challenges. In: BEN-ZVI, Dani; GARFIELD, Joan (Ed.). The challenge of developing statistical literacy, reasoning and thinking. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer, 2004.

BERNSTEIN, Peter. Against the gods: the remarkable story of risk. Nova Iorque: John Wiley & Sons, 1996.

BOROVCNIK, Manfred. Strengthening the role of probability within statistics curricula. In: BATANERO, Carmen; BURRIL Gail; READINGS Chris (Ed.). Teaching statistics in school mathematics-challenges for teaching and teacher educator. Dordrecht, New York: Springer, 2011. p. 71-83

BRUNER, Jerome S. The growth of mind. American Psychologist, Washington, v. 20, p.1007-1017, 1965.

BRUNER, Jerome S. Uma nova teoria da aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, 1976.

BURRIL, GAIL; BIEHLER, Rolf. Fundamental statistical ideas in the school curriculum and in training teachers. In: BATANERO, Carmen; BURRIL Gail; READINGS Chris (Ed.). Teaching statistics in school mathematics-challenges for teaching and teacher educator. Dordrecht; New York: Springer, 2011. p. 57-69.

CABRIA, Segundo. Filosofia de la Probabilidade. Valência: Tirant lo Blanch, 1992.

CARRANZA, Pablo; KUZNIAK, Alain. Duality of probability and statistics teaching in French education. In: BATANERO, Carmen et al. (Ed.). Teaching statistics in school mathematics. Challenges for teaching and teacher education. Proceedings of the Joint ICMI Study 18 and 2008 IASE Round Table Conference. Monterrey, México, 2008. Disponível em: https://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/publications/rt08/T1P2_Carranza.pdf

CHAPUT, Brigitte; GIRARD Jean-Claude; HENRY, Michel. Frequentist approach: modelling and simulation in statistics and probability teaching. In: BATANERO, Carmen; BURRIL Gail; READINGS Chris (Ed.). Teaching statistics in school mathematics-challenges for teaching and teacher educator. Dordrecht; New York: Springer, 2011. p. 85-95.

COUTINHO, Cileda Q. S. Conceitos probabilísticos: quais contextos a história nos aponta? REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática – UFSC, Florianópolis, v. 2, n.1, p.50-67, 2007.

COUTINHO, Cileda Q. S.; SILVA, Maria José F.; ALMOULOUD, Saddo. Desenvolvimento do pensamento estatístico e sua articulação com a mobilização de registros de representação semiótica. Boletim de Educação Matemática (Bolema), Rio Claro, SP, v. 24, n. 39, p. 495-514, ago. 2011.

D’AMBROSIO, Beatriz S. Living contradictions: Negotiating practices as Mathematics teacher educators. Presentation at AMTE, Irvine/CA. Feb. 7, 2014. Disponível em: https://www.amte.net/sites/default/files/living-contradictions-dambrosio-amte-2014.pdf. Acesso em: 13 set. 2016.

DAVID, F. N. Games, gods and gambling. New York: Hafner Publishing Company, 1962.

FREIRE JR., Olival. Popper, Probabilidade e Mecânica Quântica. Episteme, Porto Alegre, n. 18, p. 103-127, jan./jun. 2004.

GILLIES, Donald. Intersubjective probability and confirmation theory. British Journal for the Philosophy of Science, Great Britain, v. 42, n. 4, p. 513-533, 1991.

GONÇALVES, Harryson J. L. A educação estatística no ensino fundamental: discussões sobre a práxis de professoras que ensinam matemática no interior de Goiás. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2005. 143 f.

HACKING, Ian. On the foundations of Statistics. The British Journal for the Philosophy of Science, Oxford-United Kingdom, v. 15, n. 57, p.1-26, maio 1964.

LOPES, Celi E. A probabilidade e a estatística no Ensino Fundamental: uma análise curricular. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998. 148 f.

LOPES, Celi E. Reflexões teórico-metodológicas para a educação estatística. In: LOPES, Celi E.; CURI, Edda (Org.). Pesquisas em educação matemática: um encontro entre a teoria e a prática. São Carlos: Pedro e João Editores, 2008. p. 67-86.

LOPES, Celi E. A educação estocástica na infância. Revista Eletrônica de Educação – UFSCar, São Carlos, SP, v. 6, n. 1, p.160-174, maio 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em: 10 set. 2016.

LOPES, Celi E.; MENDONÇA, Luzinete. Prospectivas para o estudo da probabilidade e da Estatística no Ensino Fundamental. Vidya, Santa Maria, v.36, n.2, p. 293-314, jul./dez. 2016.

MÄRZ, Virginie; KELCHTERMANS, Geert. Sense-making in teacher’s reception of educational reform. A case study on statistics in mathematics curriculum. Teaching and Teacher Education, Amsterdam, v. 29, p. 13-24, 2013.

MYRVOLD, Wayne. Deterministic laws and epistemic chances. In: MENAHEM Yemima; HEMMO Meir (Org.). Probability in Physics. Dordrecht; New York: Springer, 2012. p. 73-85.

OLIVEIRA, Maria M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; JUNIOR, Luis Carlos. A influência da leitura na resolução de problemas: questões de sentidos, significados, interesses e motivações. Revista de Matemática, Ensino e Cultura REMATEC, Natal, Rio Grande do Norte, v. 11, n. 21, p. 24-46, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/issue/view/22/showToc Acesso em: 13 set. 2016.

PFANNKUCH, Maxine; WILD, Chris. Towards an understanding of statistical thinking. In: BEN-ZVI, Dani; GARFIELD, Joan B. (Eds.). The challenge of developing statistical literacy, reasoning and thinking. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer, 2004.

PIRES, Célia Maria C. Implementação de inovações curriculares em matemática e embates com concepções, crenças e saberes de professores: breve retrospectiva histórica de um problema a ser enfrentado. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, Federación Iberoamericana de Sociedades de Educación Matemática (FISEM), n.12, p. 5-26, 2007. Disponível em: http://www.fisem.org/www/union/indice_2007.php Acesso em: 13 set. 2016.

PISCOPO, Carlota. The metaphysical nature of the non-adequacy claim. Dordrecht; New York: Springer, 2013.

ROTUNNO, Sandra A. M. Estatística e Probabilidade: um estudo sobre a inserção desses conteúdos no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. 117 f.

SOUZA, Leandro de O.; LOPES, Celi A. E. O uso de simuladores e a tecnologia no ensino da estocástica. Boletim de Educação Matemática (Bolema), Rio Claro, v. 24, n.40, p. 659-677, 2011.

STEINBRING, Heinz. The interaction between teaching and practice theoretical conceptions: a cooperative model of inservice training in statistics for Mathematics teachers (Grades 5-10). In: MORRIS, Robert (Ed.). Studies in mathematics education. The teaching of statistics. Paris 1989. p. 202-21c4. http://duepublico.uni-duisburg-essen.de/servlets/DerivateServlet/Derivate-21334/The_interaction_between_teaching_practice_enlarged.pdf Acesso em: 13 set. 2016.

TISHKOVSKAYA, Svetlana; LANCASTER, Gillian. Statistical education in the 21st century: a review of challenges, teaching innovations and strategies for reform. Journal of Statistics Education, v. 20, n. 2, p. 1-56, 2012. Disponível em: www.amstat.org/publications/jse/v20n2/tishkovskaya.pdf. Acesso em: 13 set. 2016.

VERTUAN, Rodolfo. Um olhar sobre a Matemática à luz dos registros de representações semióticas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) − Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, 2007.

VYGOSTKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

VYGOSTKY, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

WILD, Chris; PFANNKUCH, Maxine. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistics Review, Malden/MA, v. 67, n. 3, p. 223-265, 1999.

Downloads

Publicado

2017-01-15