Equação Polinomial do Primeiro Grau: Uma Análise Praxeológica em Três Livros didáticos do 7º do Ensino Fundamental
Polynomial Equation of the First Degree: a Praxeological Analysis in Three Textbooks of the 7th Elementary School

Edelweis Jose Tavares Barbosa, Ana Paula Avelar Brito Lima

Resumo


Esse artigo apresenta os resultados de parte uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi analisar comparativamente as praxeologias matemáticas e didáticas sobre o conceito de equações polinomiais do primeiro grau em três livros didáticos. A realização deste estudo está fundamentada na ótica da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A metodologia se constituiu em uma abordagem qualitativa. Os resultados indicam que as praxeologias nesses três livros não esclarecem as diferenças existentes entre os subtipos de tarefas trabalhadas, bem como as potencialidades das técnicas organizadas ou sistematizadas

 

This article presents the results of part of a doctoral research whose objective was to analyze comparatively the mathematical and didactic praxeologies on the concept of polynomial equations of the first degree in three didactic collections. This study is based on the view of the Anthropological Theory of Teaching (ATD). The methodology was a qualitative approach. The results indicate that the praxeologies in these three books do not clarify the differences between the subtypes of tasks worked, as well as the potentialities of organized or systematized techniques.


Palavras-chave


Livro Didático de Matemática, Equação do Primeiro Grau, Teoria Antropológica do Didática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p1-20

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