O ensino de matemática por meio da resolução de problemas: metanálise de propostas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental<br>Mathematics teaching through problem solving: meta-analysis of proposals in the 6th and 7th years of elementary school

Autores

  • Marcelo Carlos de Proença Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p496-517

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Ensino Fundamental, Metanálise.

Resumo

O objetivo neste artigo foi o de analisar propostas de ensino de Matemática que tiveram como foco o trabalho por meio da resolução de problemas, sobretudo, no uso do problema como ponto de partida. Realizamos uma metanálise em quatro dissertações de mestrado, referentes aos anos finais do Ensino fundamental. Os resultados mostraram que duas pesquisas desenvolveram propostas de ensino em que a abordagem foi o uso de problemas como aplicação de conteúdos. As outras duas seguiram, no início, uma abordagem em que o problema foi o ponto de partida e, na outra parte, como aplicação dos conteúdos. Concluímos que, de forma geral, nas propostas de ensino, os problemas foram utilizados como exercícios e que o termo “problema” acabou designando, de forma inadequada, atividades de formação conceitual.


The objective of this article was to analyze mathematical teaching proposals that focused on work through problem solving, mainly using the problem as a starting point. The methodology corresponded to the bibliographic research modality in which we obtained four master's dissertations, referring to the 6th and 7th years of elementary school. From the assumptions of the meta-analysis, the results showed that two researches developed teaching proposals in which the approach was the use of problems such as application of contents. The other two followed, in the beginning, an approach where the problem was the starting point and, in the other part, as an application of the contents. We conclude that, in general, in the teaching proposals, the problems were used as exercises and that the term problem ended up designating, in an inadequate way, conceptual training activities.


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Biografia do Autor

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, UEM-PR, campus sede em Maringá. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM. Atuo nas seguintes temáticas: formação de professores que ensinam Matemática, resolução de problemas, formação de conceitos geométricos.

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Publicado

2018-05-01

Como Citar

PROENÇA, M. C. de. O ensino de matemática por meio da resolução de problemas: metanálise de propostas nos 6º e 7º anos do ensino fundamental&lt;br&gt;Mathematics teaching through problem solving: meta-analysis of proposals in the 6th and 7th years of elementary school. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i1p496-517. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/34878. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos