REVER - Revista de Estudos da Religião

ISSN 1677-1222: A REVER - Revista de Estudos da Religião é uma publicação quadrimestral resultante da parceria entre o Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e o Instituto de Estudos de Religião (www.ier.ucp.pt) da Universidade Católica Portuguesa. Ela é classificada como A2 no QUALIS de sua área (Ciências da Religião & Teologia). Seus objetivos são informar o leitor sobre a pesquisa corrente e propiciar uma discussão metateórica em torno da Ciência da Religião. Ao mesmo tempo, a REVER pretende servir de elo com a discussão acadêmica internacional, abrindo espaço para artigos de autores de outros países. Cada número da REVER traz uma Seção temática que reúne artigos sobre um assunto específico. Outros artigos incluídos na parte principal da revista estão na seção Intercâmbio. A seção Subsídios oferece texto uteis para o ensino universitário na área de Ciência da Religão. Em Fórum, o leitor vai encontrar textos pontuais sobre temas diversos relacionados ao estudo das religiões. Outros textos e informações de interesse estão na seção Resenhas. Os números lançados entre 2001 e 2010 foram arquivados. Para acessá-los clique em NÚMEROS ANTERIORES DE 2001 A 2010.

This periodical is indexed in the ATLA Religion Database® (ATLA RDB®), a product of the American Theological Library Association, 300 S. Wacker Dr., Suite 2100, Chicago, IL 60606, USA.

Outros indexadores: LATINDEXACADEMIC JOURNALS DATABASEDOAJIBICTEBSCOWorldCate-revistasACAAPDialnetREDIB; ROAD




v. 18, n. 1 (2018): Arte é Liturgia?


Capa da revista


CALL FOR PAPERS

2/2018: 50 anos Conferêrencia de Medellin

A Conferência de Medellín foi um marco histórico para o cristianismo da América Latina. O processo desencadeado pelo evento possibilitou a recepção e reinterpretação do Vaticano II em um contexto marcado pela pobreza e pelas tiranias políticas.  A dimensão libertadora da fé cristã foi despertada e trouxe um novo impulso à vida das comunidades católica em toda a América Latina. A tradição inaugurada desde então convida ao exame sobre:

  • A originalidade da Conferência em relação à sua fonte: O Vaticano II
  • Ao olhar sobre o processo dialético da implantação das decisões
  • Ao exame dos resultados diferenciados nas distintas regiões do continente
  • Ao balanço sobre o significado histórico do evento depois de 50 anos

 

3/2018: Religião, memória e identidade na Europa

Num momento em que as questões religiosas ocupam a agenda pública de muito modos, torna-se necessário identificar o papel da memória religiosa nos processos de transmissão cultural e nas dinâmicas de construção das identidades. É que a memória não se reduz a uma raiz única. Trata-se sempre de uma memória de memórias, marcada, no contexto das modernidades múltiplas, pelos trânsitos do religioso transnacional e global. Mas sublinhe-se, também, que a memória não é um fóssil, pois dialoga com o esquecimento e com a invenção. Privilegiam-se as seguintes linhas de pesquisa:

  • Comunidade e identidade, conflito e negociação
  • Património religioso e transmissão cultural
  • Regulação política da diversidade: mapas da laicidade
  • Geografia da secularização comparada
  • As reversibilidades do religioso em movimento: fluxos entre o Sul e o Norte
  • Religião, memória e identidade: léxicos, conceitos, teorias e modelos de investigação