O DISCURSO DE ÓDIO NAS MÍDIAS SOCIAIS: A DIFERENÇA COMO LETRAMENTO MIDIÁTICO E INFORMACIONAL NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Marcelo Andrade Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
  • Magda Pischetola Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Palavras-chave:

Discurso de ódio. Diferenças. Mídias sociais. Letramento Midiático e Informacional (MIL).

Resumo

Considerando o contexto brasileiro, este artigo apresenta uma análise sobre a presença do “discurso do ódio” em uma mídia social. A partir da disputa online entre o deputado federal Jair Bolsonaro e a Revista Nova Escola, examina-se como as redes sociais podem potencializar o discurso de ódio contra identidades socialmente discriminadas em sociedades multiculturais, bem como as diferenças podem e devem ser valorizadas e respeitadas no processo de aprendizagem. Busca ainda demonstrar como a educação para a tolerância pode se apresentar com uma alternativa viável – ética e pedagogicamente ­– para o desenvolvimento de habilidades de uso de redes sociais na perspectiva do Letramento Midiático e Informacional (MIL). Entre as habilidades apontadas na conclusão, destacam-se: (i) buscar informações e construir um senso crítico e compartilhado; (ii) aprender a respeitar e valorizar as diferenças em sociedades plurais e; (iii) articular, numa perspectiva da ética filosófica, as concepções de “mínimos de justiça” e “máximos de felicidade”.

Biografia do Autor

Marcelo Andrade, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

MARCELO ANDRADE é Licenciado em Filosofia (1995); Sociologia (1996) e História (1996); Mestre em Educação (2000) e Doutor em Ciências Humanas (2006) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Realizou o Programa de Doutorado no Exterior - PDSE/CNPq (2005) na Universitat de València, Espanha. Professor Associado do Departamento de Educação; Coordenador do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC) e, desde julho de 2016, é Vice Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio. Bolsista do Programa Jovem Cientista (FAPERJ) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq). Pesquisador do Grupo Iberoamericano de Ética e Filosofía Política (Universitat de València) e do Programa Teaching, Learning and Culture (University of Texas at El Paso - UTEP). Compõe o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação (ANPEd) e da Em Aberto (INEP). Membro da ONG Novamerica; do Observatório de Educação em Direitos Humanos; e do Conselho Diretor do Movimento da Ação da Cidadania. Tem experiência como professor de ensino fundamental, médio e superior, como educador popular e como pesquisador. Temas de ensino, pesquisa e extensão: Didática, Ensino e Aprendizagem; Currículo e Multiculturalismo; Educação e Direitos Humanos. 

Magda Pischetola, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Professora assistente do Departamento de Educação da PUC-Rio na área de mídias digitais em educação. Desde 2014 é coordenadora do grupo de pesquisa ForTec - Formação docente e Tecnologia (www.fortecpucrio.org). Possui doutorado em Educação pela Universitá Cattolica de Milano, Itália (2010). Em 2012 participou do programa de Pós-doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolvendo uma pesquisa qualitativa sobre o projeto UCA. Sua área de pesquisa se concentra sobre a alfabetização mediática, as problemáticas da inclusão digital, a formação de professores e as práticas pedagógicas com uso de tecnologias. Tem experiência de pesquisa e atuação na área de formação de professores.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Dossiê:Aqui já tem currículo:produções e experiências educativas pelo direito à diferença e à justiça social e cognitiva